PUBLICIDADE

Santos / Porto

Porto de Paranaguá se torna maior terminal para contêineres do país

Os Portos do Paraná manejam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros de cais

 

Com as obras de ampliação inauguradas na última quinta-feira (10), o Porto de Paranaguá se torna o maior terminal para contêineres do país. Segundo o Governo do Paraná, a ampliação aumenta o potencial de operação em 66%, passando de 1,5 milhão TEUs/ano para 2,5 milhões.

Obra no Porto de Paranaguá gera novos empregos

O investimento de R$ 550 milhões, feito pelo TCP, é o maior do Brasil no setor portuário dos últimos cinco anos e garante capacidade para atender a demanda de mercado pelos próximos 30 anos. O contrato prevê outros R$ 548 milhões em melhorias até 2048.

“O Porto de Paranaguá passa a competir com os maiores portos do mundo, o que melhora a logística do Estado. Passamos a atrair outras empresas do País a exportarem pelo Paraná em função desse ganho de mais de 60% na operação de contêineres”, afirmou. “O Brasil e o Paraná são parceiros da China nesse negócio global”, disse o governador Carlos Alberto Massa.

As novas estruturas vão empregar 250 pessoas, além de ter gerado 1.200 empregos diretos e indiretos na construção. Os Portos do Paraná manejam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros de cais. Neste ano já foram exportados 650 mil contêineres.

Esse é o primeiro investimento a sair do papel depois da nova lei dos portos (2013), informou o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “É a concretização de um projeto que vem sendo estruturado há cinco anos. Passamos a ter o maior terminal de contêineres do País, isso garante a continuidade da atratividade dos Portos do Paraná”, afirmou.

 

 

 

Fonte: Porto e Notícias

Foto: Cláudio Neves/APPA