PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Cerca de 50 mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Guarujá

Os três cemitérios municipais de Guarujá terão uma programação especial nesta sexta-feira (1) e sábado (2), data em que é celebrado o Dia de Finados. Entre as atividades oferecidas aos familiares estão missas e apresentações musicais de violino e violoncelo. A expectativa da Diretoria de Cemitérios e Serviços Funerários da Secretaria de Operações Urbanas é de que cerca de 50 mil pessoas visitem os locais neste final de semana.

Os preparativos para receber os visitantes no Dia de Finados foram iniciados em setembro, quando a Diretoria de Cemitérios e Serviços Funerários intensificou ações de zeladoria nos cemitérios da Consolação (Vicente de Carvalho), Jardim da Paz (Morrinhos) e da Saudade (Vila Júlia).

Ao longo dos últimos meses, foram executados os serviços de pintura, varrição, capinação e roçada. Além disso, aparelhos de ar condicionado foram instalados nas 11 salas de velório do Município. Para melhorar a acessibilidade, as calçadas e as guias foram pintadas; e as vias próximas às entradas sinalizadas pelas equipes da Diretoria de Trânsito, da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

Os reparos se estenderam aos portões, que receberam mais uma camada de tinta para cobrir a ação do tempo. Quem passa pelos cemitérios da Cidade, encontra um lugar mais acolhedor e organizado. Desde 2017, esses locais estão recebendo melhorias graças à criação do Fundo Municipal dos Cemitérios Públicos de Guarujá (Fucem).

Os próprios públicos contaram, ainda, com o serviço de dedetização contra baratas, ratos, formigas e escorpiões. A ação, realizada pelo setor de Controle de Combate de Endemias e da Unidade de Vigilância em Zoonoses, tem o objetivo de combater à dengue e aos insetos rasteiros.

Neste final de semana, os visitantes poderão prestar homenagem aos entes queridos das 8 às 17 horas nos três cemitérios públicos. No Cemitério da Consolação (Av. Presidente Vargas, 941), as missas já começam na sexta-feira (1), às 16 horas. No sábado (2), haverá duas celebrações, a primeira às 9 horas, e a última, às 16 horas.

A novidade é que, neste ano, no intervalo entre as missas no Cemitério da Consolação, haverá apresentação musical de violino e violoncelo na capela. As apresentações ocorrem das 9 às 11 horas e, à tarde, das 14 às 16 horas. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Guarujá e a empresa de assistência funerária Osan.

No Cemitério da Saudade (Rua Silvio Rolim, s/n), a missa será celebrada no sábado (2) às 10 horas e às 16 horas. A celebração também ocorre no Cemitério Jardim da Paz (Av. Vereador Lydio Martins Correa, 512) no mesmo dia, às 9 horas. Vale ressaltar que as equipes dos próprios públicos, tanto de manutenção quanto administrativas, estarão completas para atender eventuais demandas.

O muro do Cemitério da Consolação ganhará um destaque especial. A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o grafiteiro Willis Cavalcante, realizará uma arte, que começará na lateral do próprio público (Rua Vital de Oliveira) e será finalizada na fachada do local, na Av. Presidente Vargas. O trabalho teve início nesta terça-feira (29).