A Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na última semana, uma ação de vistoria em um hotel no bairro da Enseada, onde foi identificada piscina com grande foco de dengue. A ação foi decorrente de uma denúncia e consistiu em dar as orientações necessárias para eliminar o risco de proliferação de mosquitos no local.
A piscina tem capacidade para cerca de 100 mil litros de água e abrigava, em alta concentração, larvas do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue. Ao receber notificação, o proprietário do estabelecimento atendeu de forma imediata a orientações fornecidas pelos agentes do Controle de Endemias e fiscais sanitários, realizando limpeza da piscina, de todo o seu entorno e caixa d’água para sanar o problema.
O fiscal de Vigilância Sanitária, Carlos Leda, chamou a atenção para o cuidado e prevenção da doença. “Para o bem de todos, é importante que a população colabore com denúncias de pontos como este; além do trabalho realizado pela Vigilância, os munícipes também podem nos ajudar”. A prevenção da dengue consiste em limpeza constante de calhas, caixas d’água, ralos, piscinas e aquários, descarte adequado de resíduos, areia em vasos de plantas e uso de telas de proteção em janelas.
Atualmente, o hotel está em fase de reforma e, por orientação do Controle de Endemias, a ação no local será feita semanalmente. A Vigilância em Saúde fica na Avenida Leomil, 518 – Centro e o telefone para contato é 3341-5019.