A Rua Bassim Nagib Trabulsi, na Ponta da Praia, será mais uma via em Santos a receber um parklet – área com assentos situada à margem da calçada – conforme publicado na última quarta-feira (6) no Diário Oficial.
Desde de dezembro de 2017, quando a implantação deste tipo de espaço foi regulamentada pela Prefeitura, oito já foram instalados. Quatro no bairro Gonzaga, três no Boqueirão (três) e um na Pompeia.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a Comissão Municipal de Parklets tem registradas, nesses dois anos, 23 solicitações por proprietários de estabelecimentos comerciais.
Segundo a coordenadora de Revitalização Urbana da Sedurb, Veridiana Nobre, além do parklet da Rua Bassim Nagib Trabulsi, há atualmente outros três já aprovados para implementação, sendo dois no Gonzaga e um no Boqueirão.
Veridiana explica que nem todas as propostas podem ser aprovadas, pois algumas delas esbarram na logÃstica viária do MunicÃpio. “Há solicitações negadas e justificadas em virtude, por exemplo, da restrição de horário de estacionamento, o que infringe o decreto”.
Mais informações
Comerciantes interessados na instalação de parklets podem saber mais sobre o conceito e as regras para esses espaços por meio de uma cartilha preparada pela Sedurb https://www.santos.sp.gov.br/static/files_www/files/portal_files/cartilha_parklet_final_r02_agoravai.pdf.
Pela internet, também é possÃvel obter o modelo de documento para requerimento https://www.santos.sp.gov.br/static/files_www/files/portal_files/formulario_7941_agoravai.pdf junto à Prefeitura.
O e-mail para envio é parklet@santos.sp.gov.br.
Todos os locais onde estão instalados os parklets – além dos pontos solicitados – podem ser conferidos no portal Santos
Mapeada. https://egov.santos.sp.gov.br/santosmapeada/Planejamento/Parklets/MapaParklets/.