Organizações não governamentais, entidades e associações interessadas no bem-estar animal têm a oportunidade de se credenciar para receber e cuidar de animais de grande porte recolhidos no MunicÃpio. O edital de credenciamento público foi publicado na edição do Diário Oficial de quarta-feira (13).
https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/leitura/mobile/2019-11-13/77.
Somente este ano, já foram recolhidos 14 cavalos abandonados nas ruas. (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-recolhe-14-cavalos-abandonados-em-oito-meses).
Atualmente, após tratamento da Prefeitura, os animais não reclamados pelos donos são enviados para fazendas no interior do Estado. O serviço é realizado por empresa vencedora de licitação, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.
As organizações sociais interessadas no recebimento do animal devem providenciar documentos e elaborar propostas para, em seguida, encaminhar à Secretaria de Meio Ambiente (Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga), de 18 a 22 de novembro. As habilitadas serão informadas pelo Diário Oficial. Não há remuneração prevista para este serviço.
Exigências
A entidade deve possuir, no mÃnimo, um ano de existência, com cadastro ativo; comprovar experiência com animais de grande porte; possuir instalações, condições materiais e capacidade técnica e operacional de recebimentos dos animais e demais documentos atualizados, citados na publicação oficial.
(Cavalos – foto: Sandra Regina Pereira Silva/Arquivo Pessoal)