Por Alexandre Piqui
O morador de Santos, Christian Jauch estava na hora do almoço quando flagrou uma cena revoltante. Bem em frente ao Orquidário de Santos, no bairro José Menino havia uma bicicleta do sistema de compartilhamento Bike Santos sem banco, pneus, toda destruÃda. Ele fez o registro e encaminhou o vÃdeo para o portal MAIS SANTOS e fez um desabafo.
“Ver atos de vandalismo me deixa triste por vários motivos; um pelo prejuÃzo, que no final, todos nós pagamos por ele. Segundo, imagina um turista ver essa cena, ele terá uma impressão errada da nossa cidade. E terceiro, eu ou qualquer outra pessoa poderia estar usando a bicicleta naquele momento e não foi possÃvelâ€, destaca.
O serviço que atualmente é pago depois do usuário fazer um cadastro, constantemente tem sido alvo de vândalos. Dados da empresa responsável pelo sistema Bike Santos, e que foram repassados à prefeitura da cidade, aponta que em média dez bicicletas são retiradas para manutenção por motivo de vandalismo.
No caso desta citada na matéria, ela foi recolhida, passou por reparos e já retornou para operação. Em nota, a administração municipal informa que existe reserva de bikes para reposição imediata de veÃculos danificados, que são consertados e recolocados em circulação.
Assista ao vÃdeo registrado pelo morador:
Imagens: Reprodução/ Christian Jauch