Para apoiar os artistas curitibanos neste momento de crise do coronavÃrus, em que todas as atividades culturais foram canceladas ou suspensas, a Fundação Cultural de Curitiba vai lançar nesta semana um edital para seleção de conteúdos audiovisuais, produzidos individualmente, a serem veiculados em suas redes sociais. O valor disponibilizado para o edital é de R$ 450 mil.
Podem ser curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, vÃdeodança ou espetáculos de dança solo filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo individual filmados, entre outros.
“Mesmo em tempos difÃceis de enfrentamento do coronavÃrus, a arte e a beleza consolam. Por isso estamos lançando esse edital para minimizar, dentro do possÃvel, os impactos da pandemia entre aqueles que vivem de sua arteâ€, disse o prefeito Rafael Greca.
Serão selecionadas 300 propostas e cada uma será adquirida pela Fundação Cultural em suas redes pelo valor de R$ 1.500,00. Os vÃdeos devem ser de classificação indicativa livre. Poderão se inscrever no edital produtores culturais individuais – pessoa fÃsica ou jurÃdica (MEI), residentes em Curitiba e cadastrados no Sisprofice.
As inscrições serão feitas pelo Sisprofice, em data a ser divulgada em breve, por meio dos formulários padrão e com o envio do link do vÃdeo na plataforma Youtube. A seleção será feita por uma equipe de especialistas multidisciplinar e a compra dos direitos autorais e o uso dos vÃdeos será por um ano para uso exclusivo da Fundação Cultural de Curitiba.
“Diante de todas as dificuldades que os tempos de isolamento social nos impõe e, principalmente, dos impactos que o segmento cultural enfrentará, estamos empenhados em atenuar perdas da classe artÃstica â€, ressaltou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Outras ações da FCC para apoio aos artistas e população em geral
Além do edital, a Fundação Cultural de Curitiba está programando outras ações para apoiar os artistas e oferecer entretenimento ao público em tempos de isolamento social:
• Lançamento do APP “Curitiba Lê Digital†– Literatura on-line, com conteúdo de mais de 200 autores de domÃnio público, autores brasileiros, curitibanos e paranaenses
• Disponibilização por meio de rede social de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, shows e apresentações de outros grupos musicais da FCC; vÃdeos de apresentações de dança, teatro, circo e outras performances; exposições “Curitiba – Tempo & Memória†e “Presença Negra em Curitibaâ€.
• Acesso on-line aos acervos da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Sistema Pergamum: acervos artÃsticos do Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu Metropolitano de Arte (MuMA) e Museu de Arte Sacra (MASAC); acervos históricos da Casa da Memória – mais de 10 mil imagens com temas como imigração, famÃlias pioneiras, vistas da cidade, casas comerciais, cinemas, cafés e confeitarias, praças, ruas e projetos de construções do inÃcio do século XX; fotos que ilustram exposições históricas da FCC nos últimos 40 anos, entre outros documentos e referências bibliográficas, que servem de suporte para pesquisadores, estudantes e público em geral; e acervos dos espaços de leitura.
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
Foto: Cido Marques/FCC