PUBLICIDADE

Literatura

Flip é adiada para novembro por conta de novo coronavírus

Ainda não há data definida para realização do evento

 

O agravamento da pandemia do novo coronav√≠rus (covid-19) e a necessidade de distanciamento social, com dura√ß√£o ainda bastante incerta, levaram a¬†organiza√ß√£o da Festa Liter√°ria Internacional de Paraty (Flip) a adiar para novembro, sem data definida, a realiza√ß√£o da festa liter√°ria, com a finalidade de tomar as medidas cab√≠veis para preservar a sa√ļde e a seguran√ßa de todos.
Em nota, a organiza√ß√£o da Flip informou que ‚Äúconscientes do impacto no cen√°rio cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a miss√£o e os ideais da Flip em dia para a sua realiza√ß√£o em novembro de 2020‚ÄĚ.
‚ÄúAgradecemos o vital apoio do nosso p√ļblico, das institui√ß√Ķes, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o esp√≠rito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar,¬†¬†estes tempos desafiadores‚ÄĚ, afirma a organiza√ß√£o, em nota.

Homenagem

A autora homenageada em 2020 é a escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979). A escolha da organização, entretanto, levou a intensos debates e críticas nas redes sociais.

A escritora morou no Rio de Janeiro por quase 20 anos. Reconhecida como uma das maiores poetas do século 20, Bishop foi uma das grandes responsáveis pela divulgação da literatura brasileira em terras estrangeiras.

De acordo com a organiza√ß√£o, a autora foi escolhida por¬†‚Äúsua relev√Ęncia para o Brasil e para a literatura”. “No mais, entendemos que ambiguidades e contradi√ß√Ķes s√£o constitutivas fazem parte da condi√ß√£o humana e devem ser debatidas e criticadas na medida de sua relev√Ęncia para a compreens√£o das obras de arte‚ÄĚ.

Em nota, a organização da festa literária informou que a escolha da autora ou do autor a merecer a homenagem em cada edição nunca é uma unanimidade, pois a lista de merecedores é vasta.

“A boa pol√™mica faz parte do esp√≠rito da festa. No entanto, a campanha lan√ßada contra a poeta nas redes sociais logo ap√≥s o an√ļncio foi bastante expressiva e chamou nossa aten√ß√£o e escuta. Estamos ouvindo as manifesta√ß√Ķes de todos e pensando em seu significado com a serenidade que essa quest√£o merece‚ÄĚ, explicou.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil