PUBLICIDADE

Brasil / Economia

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Da Agência Brasil

A partir deste sábado (7), os postos de combustíveis só poderão exibir o preço dos combustíveis com duas casas decimais, e não mais com três, como ocorria até então.

A mudan√ßa foi determinada pela Ag√™ncia Nacional do Petr√≥leo, G√°s Natural e Biocombust√≠veis (ANP), por meio da Resolu√ß√£o n¬ļ 858/2021, publicada em novembro do ano passado.

De acordo com a ANP, o objetivo da mudan√ßa ‚Äú√© deixar o pre√ßo do combust√≠vel mais preciso e claro para o consumidor, al√©m de estar alinhado com a express√£o num√©rica da moeda brasileira‚ÄĚ.

Segundo a agência, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

A ANP informa, no entanto, que, nas bombas, o terceiro d√≠gito poder√° ser mantido, desde que marcando zero e travado no momento do abastecimento. ‚ÄúDessa forma, os postos n√£o precisar√£o trocar os m√≥dulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econ√īmicos‚ÄĚ, justificou a ag√™ncia.

Na avalia√ß√£o da ag√™ncia, a mudan√ßa n√£o implicar√° no valor final dos pre√ßos dos combust√≠veis, uma vez que a norma n√£o trar√° ‚Äúcustos relevantes aos revendedores e nem restri√ß√Ķes aos pre√ßos praticados‚ÄĚ.

Foto: José Cruz/Agência Brasil