Da Redação
O governo de São Paulo anunciou na manhã desta sexta-feira (26) uma nova vacina contra a Covid-19 desenvolvida integralmente pelo Instituto Butantan. Para que sejam realizados testes em humanos, esse imunizante, batizado como Butanvac, depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com o governador de São Paulo, João Doria, o pedido de aprovação da Anvisa será feito ainda nesta sexta. O Butantan espera receber essa autorização o quanto antes para os testes clÃnicos tenham inÃcio em abril. Já a produção começaria em maio para que 40 milhões de doses sejam entregues a partir de julho.
A tecnologia para o desenvolvimento da Butanvac é a mesma aplicada na vacina contra a gripe. Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, ela é segura e muito mais barata.
A ideia do governo de São Paulo é oferecer a Butanvac prioritariamente ao Brasil, e também para paÃses de renda baixa e média.
O Butantan também garante que não vai parar a produção da CoronaVac, que é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Mas para produzir essa vacina, o Butantan depende sempre da vinda de insumos da China. No caso da Butanvac, isso não será necessário.
Foto da capa: Divulgação/Governo de São Paulo