PUBLICIDADE

Estado / S√£o Paulo

Butantan desenvolve nova vacina e espera aprovação para iniciar testes

Da Redação

O governo de S√£o Paulo anunciou na manh√£ desta sexta-feira (26) uma nova vacina contra a Covid-19 desenvolvida integralmente pelo Instituto Butantan. Para que sejam realizados testes em humanos, esse imunizante, batizado como Butanvac, depende da autoriza√ß√£o da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria.

De acordo com o governador de S√£o Paulo, Jo√£o Doria, o pedido de aprova√ß√£o da Anvisa ser√° feito ainda nesta sexta. O Butantan espera receber essa autoriza√ß√£o o quanto antes para os testes cl√≠nicos tenham in√≠cio em abril. J√° a produ√ß√£o come√ßaria em maio para que 40 milh√Ķes de doses sejam entregues a partir de julho.

A tecnologia para o desenvolvimento da Butanvac é a mesma aplicada na vacina contra a gripe. Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, ela é segura e muito mais barata.

A ideia do governo de São Paulo é oferecer a Butanvac prioritariamente ao Brasil, e também para países de renda baixa e média.

O Butantan também garante que não vai parar a produção da CoronaVac, que é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Mas para produzir essa vacina, o Butantan depende sempre da vinda de insumos da China. No caso da Butanvac, isso não será necessário.

Foto da capa: Divulgação/Governo de São Paulo