Para o Diretor do Departamento de Processos de Planejamento da Secretaria, João Marcelo de Souza Gomes, é de extrema importância que haja a participação popular, uma vez que é também com base nas sugestões recebidas que as diversas áreas do governo discutem, organizam e estabelecem os rumos do governo na organização do orçamento do estado para 2021. “Além de aproximar o poder público dos cidadãos ao incentivar a participação popular em todas as etapas do ciclo orçamentário anual, a Audiência Pública Eletrônica da LDO amplia as chances para que os projetos e ações do Governo do Estado de São Paulo alcancem bons resultados e ofereçam mais qualidade de vida para todas as pessoas”, explica.
Gomes ainda ressalta que, além de ser eletrônico, o que possibilita ao cidadão a participação de onde ele estiver, o preenchimento do formulário de votação e envio de sugestões é rápido, de fácil entendimento e acesso. “A Audiência Pública Eletrônica da LDO é organizada de forma a garantir a participação de todos”, conclui.
Participação
Para participar, basta acessar os portais da Audiência Pública Eletrônica da LDO (http://www.audienciapublica.planejamento.sp.gov.br/AudpubInicio.aspx), da Fazenda e Planejamento (http://portal.fazenda.sp.gov.br/) ou do Governo do Estado de São Paulo (http://www.saopaulo.sp.gov.br/) e clicar no Ãcone “AUDIÊNCIA PÚBLICA – LDO 2021”. Ao acessar a página, o cidadão pode preencher um breve perfil — caso deseje se identificar. Se não quiser, é possÃvel continuar anonimamente.
O sistema é composto por um formulário em etapas, no qual a seleção de um item leva à abertura de outros itens que proporcionarão ao participante a oportunidade de sugerir ações para o desenvolvimento econômico e social da sua cidade e região. Por exemplo: selecione a região > selecione o setor de governo > selecione a área / secretaria > selecione uma demanda especÃfica > selecione a(s) demanda(s) prioritária(s).
Dessa maneira, o cidadão vai sendo conduzido num processo simples e intuitivo de priorização de demandas. Ao final de sua participação, o cidadão pode, ainda, fazer comentários adicionais. A participação é aberta a qualquer cidadão, representante de órgãos públicos e da sociedade civil, que pode contribuir quantas vezes desejar.