PUBLICIDADE

Sem Juridiquês

CONS√ďRCIO ‚Äď Entenda como funciona na hora de comprar um im√≥vel

Por Jo√£o Freitas

Temos v√°rias op√ß√Ķes de comprar um im√≥vel, atrav√©s de pagamento √† vista ou financiamento, sendo tr√™s modelos principais de financiamento, o empr√©stimo via banco, o cons√≥rcio e o financiamento do im√≥vel na planta ou em constru√ß√£o.

E a pergunta é: Qual é o mais indicado?

Isso realmente vai depender da situação financeira do comprador.

O CONS√ďRCIO, basicamente, √© a reuni√£o de um grupo de pessoas interessadas em adquirir algum bem, como por exemplo um cons√≥rcio imobili√°rio para aquisi√ß√£o da casa, terreno, apartamento, ou ainda, um cons√≥rcio de bens m√≥veis, como carro e moto.

Este grupo é organizado e acompanhado por uma administradora de consórcios, sempre com autorização do Banco Central.

Os participantes dos consórcios fazem um pagamento mensal que vai sendo acumulado. A cada mês, o valor acumulado com esses pagamentos é suficiente para um dos participantes comprar o bem. Assim, mensalmente também é realizada uma assembléia, uma reunião em que alguém do grupo será sorteado e receberá uma carta de crédito para efetivar a compra.

Poderá ainda o participante ser contemplado por lance. De acordo com o saldo do fundo, o participante que faz o maior lance recebe a carta de crédito.

A vantagem do consórcio em relação ao financiamento é que não existe empréstimo bancário, não possuindo taxas de juros. Existe somente o pagamento de uma taxa à administradora do consórcio para remunerar seus serviços e compor um Fundo de Reserva (fundo de segurança para garantir a continuidade do grupo), além de um Seguro de Vida para o participante.

A desvantagem √© que o cr√©dito para adquirir o bem n√£o √© recebido imediatamente como no financiamento. √Č preciso depender da sorte. No caso de cons√≥rcio de im√≥veis, em que os prazos de pagamento s√£o longos, voc√™ pode ter que esperar at√© mais de 10 (dez) anos para ser contemplado e receber seu cr√©dito.

Você poderá utilizar seu FGTS para complementar a compra do imóvel ou ofertar lance, devendo obedecer às regras estabelecidas pelo fundo.
Ainda, no cons√≥rcio existe a contrata√ß√£o individual ou conjunta, ou seja, √© poss√≠vel que, num √ļnico contrato, a contrata√ß√£o seja por uma ou mais pessoas, parentes ou n√£o, que desejam adquirir um bem.

O importante é que na hora de contratar um consórcio ter um profissional de grande experiência que demonstre todos os prós e contras do investimento, para que o sonho da casa própria, não vire um pesadelo.

#procuresempreumadvogado
#semjuridiquescomjoaofreitas
#consorciodeimovel
#procureadefensoriapublica