PUBLICIDADE

Sem Juridiquês

Dr. João Freitas: Fui vítima de empréstimo consignado fraudulento. E agora?

Por Jo√£o Freitas

Atualmente as fraudes em nome de aposentados e pensionistas do INSS., s√£o infelizmente, comuns. Percebemos nossos telefones, sendo objeto, de in√ļmeras ofertas para o cr√©dito consignado, de forma banalizada, tanto na oferta como na facilidade da sua contrata√ß√£o.

Inicialmente o CR√ČDITO CONSIGNADO √© a autoriza√ß√£o para desconto de presta√ß√Ķes em folha de pagamento. Esse tipo de ‚Äúneg√≥cio‚ÄĚ √© excelente para os bancos, uma vez que a garantia de recebimento √© certa, ante o desconto direito da aposentadoria do segurado.

As fraudes ocorrem na sua grande maioria por: 1. Estelionatários em busca de técnicas de efetuar tais fraudes; 2. Falta de processos de contratação mais seguros por parte dos bancos; 3. Falta de melhores critérios de contratação de correspondentes e de fiscalização dessa prestação de serviços; 4. Bancos, correspondentes e agentes de crédito que atuam de forma ilegal, desonesta e de má-fé para obter lucros indevidos às custas dos aposentados e pensionistas; e 5. Clientes com boa fé que fornecem seus dados e documentos, principalmente idosos.

Os métodos utilizados pelos estelionatários são os mais variados possíveis, mas os mais comuns são:

– Fraude na assinatura; e

РFraude na operação digital;

O consumidor pode reduzir as chances de ser v√≠tima de uma fraude desse tipo, cuidando dos seus dados e documentos pessoais, al√©m disso, √© importante o aposentado ou pensionista do INSS., saber que eles nunca entrar√£o em contato, por telefone, para solicitar informa√ß√Ķes pessoais, nem repassam, estas informa√ß√Ķes √†s institui√ß√Ķes financeiras.

Os empréstimos deverão ser contratados em locais e canais de segurança, o caminho é realizar o consignado com um correspondente bancário ou banco da sua confiança, inclusive verificar se aquele correspondente bancário possui autorização para operar nesse ramo.

O aposentado poder√°, por cautela, solicitar o bloqueio ou desbloqueio do seu benef√≠cio para empr√©stimos, atrav√©s do telefone 135, pelo site https://meu.inss.gov.br/central/ ou pelo aplicativo ‚ÄúMeu INSS‚ÄĚ. Ou seja, se o aposentado n√£o deseja contratar um empr√©stimo consignado, pode bloquear o seu benef√≠cio para empr√©stimos e assim garantir uma seguran√ßa maior contra fraudes em seu benef√≠cio.

O que fazer, quando o aposentado descobrir que foi vítima de um empréstimo consignado FRAUDULENTO?

O aposentado dever√° juntar todas as informa√ß√Ķes, e, em hip√≥tese alguma, fazer uso do dinheiro creditado. Al√©m disso, dever√° registrar um boletim de ocorr√™ncia on line, e registrar sua reclama√ß√£o no link www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao do Banco Central do Brasil, que notificar√° o banco onde ocorreu a fraude para prestar esclarecimentos, e por fim, notificar o banco pedindo a baixa do contrato, com a devolu√ß√£o do valor da fraude. Outra op√ß√£o √© ingressar diretamente com a a√ß√£o competente, no Juizado Especial C√≠vel, para cancelar o referido empr√©stimo consignado fraudulento, bem como, requerer danos morais. Importante deixar claro, que o INSS., n√£o tem ci√™ncia da fraude e as vezes, nem o banco tem, portanto fique atento e acompanhe o seu extrato.

Para se descobrir qual o banco respons√°vel pelo consignado fraudulento, para a devida reclama√ß√£o, acesse o site meu.inss.gov.br no acesso “Extrato de Empr√©stimo Consignado” ou correspondente banc√°rio de confian√ßa.

Concluindo o tema desse nosso artigo, fica claro que temos que ter cuidado e torcer para nunca cair num golpe de consignado, por isso devemos sempre zelar pelos nossos dados pessoais e documentos e acompanhar os nossos extratos e descontos ou depósitos indevidos, em nossa conta corrente.

O documento √© o √ļnico caminho para demonstrar a sua boa f√© e fazer valer os seus direitos.

Fique atento!

#semjuridiquescomjoaofreitas

#procuresempreumadvogadodasuaconfianca

#procureadefensoriapublica

#emprestimoconsignado

#fraudeconsignado

#emprestimoconsignadoaposentado

#joaofreitas

 

instagram @joaofreitas.oficial

facebook @joaofreitas

 

*este conte√ļdo √© meramente informativo