
Foto: Divulgação/Sesc SP
Hilda Hilst, Lina Bo Bardi, Tarsila do Amaral, Ema Klabin e Tomie Ohtake. Estes são só alguns dos nomes que protagonizam o feminino no turismo, tema do Festival de Turismo Mulheres no Mapa. O evento ocorre entre 21 de outubro e 6 de novembro nas unidades do Sesc da capital paulista, Grande São Paulo, interior e litoral.
Na unidade de Santos, será promovido um passeio à Ilha Diana, onde os visitantes poderão conhecer parte da cultura caiçara – tudo sob perspectiva das lideranças femininas da ilha durante caminhadas leves e percurso de barco. O passeio será realizado no dia 22 de outubro e a saÃda será à s 8 horas. O Sesc Santos fica na Avenida Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida. Os ingressos variam de R$55,00 a R$105,00.
Festival de Turismo – A programação conta com roteiros de excursões e passeios, entre eles, visitas a centros que guardam memórias da apropriação dos territórios pela população negra feminina, intervenções artÃsticas e exibição de filmes e documentários seguida de bate-papo. As ações também incluem oficinas, palestras e rodas de conversa sobre questões variadas, que buscam compartilhar experiências e discutir os desafios da participação feminina no turismo.
Com o Programa de Turismo Social, o Sesc em São Paulo busca ampliar o conceito do viajar. Os participantes são estimulados a encontrar um novo mundo: dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e respeitar suas tradições, sempre de forma responsável e consciente.