PUBLICIDADE

América

Trump culpa China por coronavírus e diz que EUA estão investigando

Para ele, a China poderia ter contido o vírus antes que se espalhasse

 

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse nessa segunda-feira (26) que a China poderia ter contido o coronav√≠rus antes que ele se espalhasse pelo mundo e que seu governo est√° conduzindo “investiga√ß√Ķes s√©rias” sobre o que aconteceu.

“Estamos fazendo investiga√ß√Ķes muito s√©rias. N√£o estamos felizes com a China”, disse Trump em entrevista na Casa Branca. “H√° muitas coisas pelas quais ela pode ser responsabilizada.”

“Acreditamos que poder√≠amos ter impedido isso na fonte. Poder√≠amos ter impedido que se espalhasse t√£o r√°pido e n√£o se propagaria por todo o mundo.”

As críticas de Trump são as mais recentes de seu governo destinadas à maneira pela qual a China se portou no surto de coronavírus, que começou no fim do ano passado na cidade chinesa de Wuhan e cresceu, tornando-se uma pandemia global que até agora matou mais de 207 mil pessoas no mundo, 55 mil nos Estados Unidos, de acordo com uma contagem da Reuters.

Na semana passada, o secret√°rio de Estado, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos “acreditavam fortemente” que Pequim falhou em informar o surto do coronav√≠rus em tempo razo√°vel e acobertou o perigo da doen√ßa respirat√≥ria causada pelo v√≠rus.

O Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores da China nega as acusa√ß√Ķes.

*Ag√™ncia brit√Ęnica de not√≠cias

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Andrea Hanks/Casa Branca