PUBLICIDADE

Internacional

Estado de SP inicia atribuição a professores temporários

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo deu início ao processo de atribuição de aula e classes para professores da rede estadual. A escolha para docentes com contrato vigente ou candidato à contratação (categoria O) está marcada para 28 e 29 de janeiro em todo o Estado.

A conquista veio a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em que foi derrubada a proibição de contratos temporários no serviço público determinada pelo Tribunal de Justiça no ano passado. A ação expedida no último dia 12, foi a favor do Governo do Estado. 

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, afirma que, conseguiram reverter um problema que foi deixado pela gestão anterior. “Evitamos que 2,5 milhões de alunos pudessem ficar sem aulas pela falta de professor. Das 91 Diretorias de Ensino, 38 tinham chance de ser afetadas pela suspensão dos contratosâ€.

Portanto, todos os professores temporários cadastrados no sistema estão aptos a participar do processo de seleção. Durante o período, os profissionais decidem em quais unidades e horários vão atuar ao longo do ano letivo.  

Para os professores efetivos, o período de atribuição foi aberto nesta semana. Na terça-feira (22) e ontem (23), os titulares dos cargos definem composição, constituição e ampliação da jornada de trabalho. 

Hoje (24), foi a vez dos docentes interessados em atuar em projetos e programas, como Centro de Estudos de Línguas (CEL), Fundação Casa, Professor Mediador, Escola de Tempo Integral, Classe Hospitalar e Sala de Leitura. Para os estáveis (categorias P, N, F) o cronograma reservou os dias 28 e 29 (segunda e terça-feira).

Quem quiser conferir o calendário completo, deve acessar o site do Diário Oficial do Estado, publicado na edição do dia 27 de dezembro.