PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

A transformação digital e a adoção de uma mentalidade positiva, por Alberto Claro

Por Alberto Claro

Semana passada publicamos sugest√Ķes de a√ß√Ķes diante deste tempo de incertezas, tanto em termos de sa√ļde, quanto econ√īmicos. Hoje vamos falar sobre como adotarmos uma mentalidade positiva, perante o cen√°rio de incertezas usando a transforma√ß√£o digital para isso.

No final de fevereiro, recente, fui designado para algumas viagens profissionais pelo Brasil. Tudo planejado com passagens √°reas e vouchers de hospedagem em m√£os. Agenda de reuni√Ķes perfeitamente organizada e malas prontas.¬† Mas diante do cen√°rio, no qual vivemos, o governo restringiu o deslocamento de pessoas. Minha cidade, Santos, est√° em lock-down. Bem como muitas outras pelo mundo. Tive o cancelamento dessas viagens profissionais e outros projetos. Por quanto tempo? N√£o sei.

O status quo foi totalmente abalado, mas em vez de pensar somente na cat√°strofe, temos que nos concentrar no pragmatismo e ter uma mentalidade positiva perante a pandemia.

Devemos cultivar uma mentalidade positiva neste momento!!

Mesmo se voc√™ est√° ‚ÄĚbem de vida‚ÄĚ, as pessoas comuns est√£o sofrendo mentalmente e financeiramente durante a pandemia. √Č vital pensarmos sobre aqueles que nos rodeiam. Infelizmente, o contr√°rio est√° acontecendo com muita freq√ľ√™ncia: pessoas que acham que est√£o de f√©rias, n√£o se importando com o cont√°gio pela COVID-19 e espalham o v√≠rus aos outros.

Todos n√≥s podemos desenvolver mais empatia agora, mudando a mentalidade de ‚Äúcomo vender‚ÄĚ para ‚Äúcomo ajudar‚ÄĚ.

*Você pode apoiar as pessoas com necessidades em sua vizinhança?

Veja como pode ajudar as pessoas da sua comunidade em suas demandas. Sempre h√° um jeito de ajudar.

*Você tem dinheiro de sobra para apoiar as pequenas empresas e entidades filantrópicas que estão sofrendo mais?

Quanto a mim, tentando orientar pessoas que me seguem nas redes sociais a melhorarem o seu desempenho em posicionamento digital, mantive minhas obriga√ß√Ķes profissionais e continuo trabalhando, voluntariamente, para que a entidade que apoio n√£o sofra ainda mais diante desse cen√°rio. E tudo isso de dentro de casa, contribuindo para n√£o disseminar o v√≠rus.

*Se você vender serviços e produtos digitais, você pode oferecer descontos?

Empresas de software e aplicativos estão adaptando e criando aplicativos, oferecendo testes grátis e descontos de 50% para compra. A cada dia, novas empresas divulgam produtos com preços reduzidos ou serviços gratuitos em resposta à crise.

Em tempos de crise, transforme o seu nicho de negócios em algo necessário de se ter (need-to-have) ao invés de legal de se ter (nice-to-have).

Este ato pode ser visto como um ponto sincero de ajuda. Depois que tudo passar, as pessoas estar√£o ligadas com essas marcas e apaixonadas por elas para sempre.

Com uma mentalidade positiva perante a pandemia, podemos passar para a próxima etapa:

O que funciona agora?

Eventos on-line, conferências virtuais, meet-ups, etc… mas tudo sem interação física, o que é impensável neste momento. O que significa ser digital é ganhar muito tempo!

Nossa casa tornou-se o centro de educação, entretenimento e trabalho.

Na verdade, a demanda por streaming de conte√ļdo √© t√£o alta que as principais globais de conte√ļdo digital (YouTube, Netflix, Amazon, etc.) foram orientadas a reduzir a sua qualidade de transmiss√£o para n√£o quebrar a Internet.

Porque com tantos pa√≠ses em isolamento social, centenas de milh√Ķes de cidad√£os est√£o trabalhando em casa, esgotando a largura de banda.
Os criadores de conte√ļdo e as empresas j√° est√£o adaptando seus neg√≥cios para a crise da COVID-19, gerando cada vez mais: confer√™ncias virtuais, consultoria digital e entretenimento on-line e ensino.

Mas você também pode: pense em qual categoria sua habilidade, educação ou entretenimento, estão mais ambientada e depois transforme essa habilidade em produto ou serviço que você pode dar de graça ou a um preço justo.

Finalizando, é nesses momentos que percebemos o quanto somos fortes. Portanto, eu acredito que isso é uma verdade para todos nós. Podemos usar esta crise para melhorar a nós mesmos e servir aos outros mais do que nunca, ficando assim relevantes no futuro. Esperançosamente, nós crescemos mais fortes para o momento em que tudo voltar ao novo normal.

Comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugest√Ķes de temas e conte√ļdo!

Prof. Alberto Claro
Doutor em Comunicação Social
Professor de Administração da UNIFESP РUniversidade Federal de São Paulo
Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos
Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing
http://www.instagram.com/profalbertoclaro
Blog https://www.albertoclaro.pro.br/

Foto: Reprodução/Forbes