Da redação
A vulnerabilidade social é um problema grave e que gera fome, sede, frio, preconceitos e até mesmo agressão fÃsica. Para muitos sem-teto ainda tem o agravante da solidão. É aà que um companheiro fiel surge; o cachorro. Uma parceria que se torna inseparável até no momento de acolhimento em abrigo.
Por isso, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), passou a receber as pessoas e os animais de estimação. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de São Vicente, a maioria se recusava a receber ajuda por não ter de abandonar os animais.
O projeto no Centro Pop foi implantado em junho pela coordenadora e orientadora do abrigo, a assistente social Maria Janete Andrade. “Achei melhor aderir à ideia de autorizar a entrada dos pets no abrigoâ€, ressalta Mari. Atualmente, além das 19 pessoas em situação de rua que vivem no local, há dois cães.
Os cachorros são alimentados logo cedo, à s seis horas, pelos próprios donos. Após isto, os ex-moradores de rua vão fazer trabalhos com reciclagem acompanhados de seus melhores amigos. “Há um projeto para a construção de um canil para os animais. Sempre peço a colaboração das pessoas com doações de ração e roupas. Ainda existe gente do bem, que gosta de ajudarâ€, finaliza Mari.
