PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Moradias para 1500 famílias devem ser entregues até o final de 2021

Por Carolina Ribeiro

O conjunto habitacional destinado a 1500 famílias, em Bertioga, deverá ser entregue até o final de 2021. As moradias estão sendo construídas no Jardim Raphael através de convênio firmado entre a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, através da Casa Paulista e Minha Casa, Minha Vida – Entidades, respectivamente.

O conjunto será erguido em área localizada na altura do Km 218 da Rodovia Rio-Santos, no bairro Jardim Raphael, e as obras começaram em setembro último. A construção deverá gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos.

Segundo a Prefeitura de Bertioga, as famílias que serão atendidas pelo programa habitacional, não estão associadas a uma área ou bairro específico, e como trata-se de uma demanda de interesse social, existe um grande número de famílias que serão beneficiadas que ocupam áreas sem regularização fundiária.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as pessoas fizeram cadastro junto as entidades para este programa em 2014, ano em que foi anunciado o projeto.

As construtoras Qualyfast e Faleiros são responsáveis pela execução das obras, em parceria com entidades como a Associação dos Moradores do Jardim Helena, Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e Movimento Pró- Moradia de Suzano. O prazo previsto de conclusão das obras é de até 24 meses, conforme consta no contrato.

Serão investidos R$ 170 milhões, vindos dos programas “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, e “Casa Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a construção das moradias envolve aprovação e consulta de vários órgãos como o Grapohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), Secretaria de Meio Ambiente, Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) e Ministério Público.