Por Alexandre Piqui e Carolina Ribeiro
Quem utiliza o ponto de ônibus em frente ao Litoral Plaza Shopping em Praia Grande tem medo dos assaltos e reclama da falta de iluminação no local. Fator que pode favorecer as ações dos criminosos.
Em uma página do Facebook, uma pessoa de forma anônima faz a queixa. Ela diz que os roubos são frequentes e falta policiamento no local, relata no texto ao Praia Grande Mil Grau.
O MAIS SANTOS procurou a Polícia Militar para esclarecer a reclamação. Segundo a nota, viaturas da PM realizam patrulhamento na área. O texto explica que “no mês de setembro não houve nenhum registro oficial de ação delituosa de qualquer natureza no local mencionado”.
O comando acrescenta dizendo “que apesar da ausência de ocorrências, a Polícia Militar mantém ali, em sistema de rodízio, um ponto de estacionamento de viaturas, objetivando a presença ostensiva e preventiva em razão do grande fluxo de pedestres e veículos que circulam na área. Com a informação, serão reforçadas as ações de polícia nas imediações”.
A Guarda Civil Municipal (GCM) respondeu que realiza rondas pela área citada na matéria prestando apoio às ações da Polícia Militar. E ainda dá o suporte com as câmeras de monitoramento instaladas na Avenida Ayrton Senna da Silva, onde está localizado o ponto de ônibus em questão.
Iluminação
Em relação à falta de iluminação, a Prefeitura de Praia Grande esclarece que a área central da Avenida Ayrton Senna foi revitalizada nos últimos meses recebendo postes com quatro luminárias para lâmpadas vapor metálico de 400W cada. Atualmente, está em estudo a ampliação da iluminação da via nas calçadas.
Mais um problema
Outra queixa relatada é sobre a falta de ônibus que sai do shopping. “Além de ser pequeno, não suporta a demanda principalmente no horário de fechamento do shopping. A demora em passar outro ônibus chega há durar uma hora”, diz a moradora da cidade sem se identificar.
A reportagem também pediu explicação à administração municipal sobre esse fato. De acordo com a nota, “a linha de ônibus municipal que realiza o trajeto Shopping/Terminal Tude Bastos conta com micro-ônibus, devido à demanda e a estrutura física do centro comercial (uma vez que os veículos entram no local para o embarque e desembarque de passageiros). No período das 22 às 23 horas, a linha conta com média de cinco viagens, um intervalo de aproximadamente 13 minutos entre uma linha e outra. Ainda assim, o serviço é monitorado e em dias de grande movimento, assim como também durante a alta temporada de verão, mais ônibus são incorporados à linha, diminuindo o tempo de espera”.