PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Aeronave faz rasantes e quase acerta banhistas em praia de Bertioga

O caso ocorreu na Praia de Guaratuba, no √ļltimo domingo (17). Segundo testemunhas, n√£o √© a primeira vez que um caso como esse acontece nas praias da cidade.¬†

 

Vídeo: Reprodução

Da redação

Uma aeronave ultraleve foi vista fazendo um pouso irregular na Praia de Guaratuba, em Bertioga, no √ļltimo domingo (17).¬†Em um v√≠deo obtido pela reportagem √© poss√≠vel ver a aeronave fazendo rasantes, o momento do pouso e que a ultraleve quase atinge banhistas no local. (veja o v√≠deo acima)¬†

Segundo testemunhas, não é a primeira vez que um caso como esse acontece nas praias da cidade.

Em nota, a secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, por meio do setor de Ecoturismo, informou que conforme o Decreto N. 3.899, de 1¬ļ de abril de 2022, √© proibida a decolagem e pouso de ultraleves, parapentes, paragliders e quaisquer outros tipos de equipamentos de voo livre, bem como bal√Ķes livres manipulados, nas √°reas p√ļblicas do munic√≠pio, sem as devidas autoriza√ß√Ķes.

O Departamento de Turismo ressaltou que não recebeu solicitação de pedido de autorização para esse tipo de atividade. Sendo assim, essa atividade foi realizada completamente de forma irregular.

Na cidade, ficam as Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Meio Ambiente, e Segurança e Mobilidade, responsáveis pela fiscalização dos infratores. Porém, a pasta ressalta que quando a aeronave está voando, a responsabilidade de fiscalização é da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pois ela é a autoridade nacional para definir a área de voos de aeronave civil com ou sem registro.

Em nota, a Anac afirmou que paramotores n√£o s√£o autorizados a realizar voos panor√Ęmicos e tur√≠sticos. O √≥rg√£o tamb√©m informou que a pr√°tica de voo livre √© autorizada somente em espa√ßos de voo designados pelo Departamento de Controle do Espa√ßo A√©reo (Decea).