PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Anvisa promete avaliar protocolo sobre retomada dos cruzeiros marítimos

Da Redação

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) aceitou avaliar protocolo sanit√°rio para decidir se autoriza a retomada de cruzeiros mar√≠timos na costa brasileira.

A informa√ß√£o veio numa v√≠deoconfer√™ncia com representantes dos minist√©rios da Infraestrutura, Sa√ļde e Turismo, al√©m do presidente da Embratur, Gilson Machado, e executivos das ag√™ncias de navega√ß√£o e operadores do setor, numa iniciativa da deputada federal Rosana Valle (PSB).

O CEO da MSC Cruzeiros, Onorato Gianni, enumerou dezenas de provid√™ncias j√° adotadas nos cruzeiros que voltaram a operar h√° um m√™s no Mar Meditarr√Ęneo, e que ser√£o adaptadas para a costa brasileira com o objetivo de garantir seguran√ßa aos passageiros, tripulantes e moradores das cidades visitadas.

O documento enviado à Anvisa passará por avaliação, garantiu a gerente da agência, Karen Aquino Noffs, que lembrou da necessidade de muitos cuidados, com a ressalva de que, hoje, ainda não recomenda a retomada dos cruzeiros.

Os participantes defenderam a busca de um consenso sobre o assunto. Também participaram representantes do setor turístico da região, empresários e autoridades sanitárias, mediadas pelo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva.

Também se manifestaram representantes dos conselhos de secretários de segurança dos estados da federação e dos municípios brasileiros.

Foto: Camila Souza/GOVBA