O evento reuniu mais de 600 Jovens.

Foto: Equipe Afaban
Da redação
Com mais de 600 jovens, a 1ª Etapa do Circuito de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista aconteceu na tarde do último sábado (14), na Escola Padre Eduardo Nunes, em Itariri. No total, foram 10 corporações musicais vindas de diversas cidades.
“Eu já presenciei diversos concursos, mas nenhum tão contagiante como o de hoje. Nem mesmo o frio e a chuva nos impediram.” Foi com essa expressão que o presidente da Afaban – Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista, Luíz Carlos Ferreira de Araújo, deu as boas-vindas e expressou gratidão pela participação das bandas e do público no evento.
Além das apresentações das diversas bandas, o evento representa uma das etapas classificatórias para a grande final que acontecerá em dezembro deste ano.
O prefeito de Itariri, Dinamerico Peroni, ressaltou a importância do evento: “Um município sem cultura não prospera. É extremamente gratificante sediar um evento como este. O que a Afaban realiza em prol da música e da juventude é um espetáculo. Estamos resgatando a banda em Itariri.”
Como anfitriã, a Banda Municipal de Itariri abriu os trabalhos e saudou os convidados com duas grandes apresentações musicais.
A Banda Luiz Peruzzi Neto, integrante do projeto “Um Toque de Cidadania”, deu continuidade ao evento, trazendo 42 integrantes de Cubatão. Representando ainda a cidade, a Banda Estudantil Ulysses Guimarães, a Banda Estudantil Rui Barbosa e a Banda Estudantil Padre José de Anchieta, que conta com o apoio do Instituto Usiminas, brilharam em suas apresentações, cativando o público com um repertório diversificado e envolvente.
A Banda Municipal de Peruíbe atraiu a atenção do público durante as apresentações, especialmente pela participação destacada da maestrina Fabiana Fonseca, que conduziu o grupo em um belo pot-pourri de canções do Roupa Nova. “Um trabalho como esse só serve para fortalecer as atividades das bandas. A premiação é ótima, mas o que realmente importa é a essência dessa iniciativa. Em eventos como este, percebemos o quanto isso beneficia a juventude, quantos jovens estamos retirando das ruas para estarem aqui”, enfatiza Fabiana.

Foto: Equipe Afaban
Após as apresentações, os jurados avaliaram as corporações inscritas para escolher as melhores de cada categoria, que incluíam baliza, linha de frente, banda marcial, banda de concerto e regência.
Entre as bandas participantes estavam a Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba, Orquestra Municipal de Santa Isabel, Banda Musical Monteiro Lobato e Banda Musical Municipal de Peruíbe.
“Quero expressar meus agradecimentos a todas as bandas participantes e a todos os maestros, com um agradecimento especial ao prefeito de Itariri, Dinamerico Peroni, e à diretora de cultura e turismo, Nancy Ezidio, que acreditou em nosso trabalho. Agradeço também à deputada Rosana Valle, que propôs esse movimento cultural, proporcionando oportunidades para todas as nossas crianças e jovens envolvidos em bandas. Foi um ganho significativo para a nossa cultura. Que venha a segunda etapa.” – Luíz Carlos Ferreira de Araújo.
O Circuito de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e do Governo Federal. A grande final está programada para dezembro na Baixada Santista.
Resultados do Evento:
Categoria Baliza:
1º lugar: Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba
Categoria Linha de Frente:
1º lugar: Orquestra Municipal de Santa Isabel
Categoria Banda Marcial:
1º lugar: Orquestra Municipal de Santa Isabel
2º lugar: Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba
Categoria Banda de Concerto:
1º lugar: Banda Musical Municipal de Peruíbe
2º lugar: Banda Musical Monteiro Lobato
Categoria Regência de Banda Marcial:
1º lugar (empate): Orquestra Municipal de Santana de Parnaíba e Orquestra Municipal de Santa Isabel
Categoria Regência de Concerto:
1º lugar: Banda Musical Municipal de Peruíbe
2º lugar: Banda Musical Monteiro Lobato