Da Redação
O frio verificado na Baixada Santista – e em toda a Região Sudeste – nesta sexta-feira (21) segue presente no final de semana. Ou seja: o jeito é ficar em casa mesmo. No sábado e no domingo, as temperaturas seguirão baixas e as chuvas, constantes.
De acordo com o Instituto Climatempo, o sábado tem previsão de temperaturas entre 12º (mÃnima) e 16º (máxima), com chance de chuva em 90%. No domingo, uma ligeira subida: céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. A mÃnima será de 13º e a máxima de 19º, com 40% de chances de chuva.
Na segunda-feira, a chuva cessa e o sol reaparece, com muitas nuvens durante o dia e perÃodos de céu nublado. A previsão é de 12º de temperatura mÃnima e de 22º de máxima.
Vale lembrar que os morros estão em estado de atenção, sem ocorrências. A Defesa Civil continua monitorando as áreas de risco e realizando vistorias preventivas. O acumulado de chuva das últimas 72 horas é de 119,4mm, o que supera a média histórica dos últimos 25 anos para o mês de agosto, que é de 118,1mm.
Na tarde desta sexta-feira, os picos de maré se confirmaram por volta das 17h, chegando a 1,91m na Praticagem e a 2,08m na região da Ilha Barnabé.
Para este sábado, a previsão indica novo pico de maré por volta das 4h, podendo chegar a 2,1m no Estuário. O dia também será de chuva, mas de intensidade moderada a fraca, alternando com perÃodos de melhoria.
Frio em São Paulo
A tarde desta sexta-feira (21) foi a mais fria de 2020 na cidade de São Paulo. Com a entrada de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar, as temperaturas caÃram na capital paulista. A temperatura máxima de hoje foi registrada no perÃodo da manhã, com 12,6°C, e foi a menor já registrada este ano na cidade. O recorde anterior tinha ocorrido no dia 15 de julho, com 15,9°C.
Com a queda acentuada nas temperaturas ao longo do dia, a mÃnima desta sexta-feira será registrada apenas à noite na capital paulista, com previsão de apenas 8°C. O recorde de menor temperatura mÃnima atual é de 9,6°C no dia 29 de maio. Devido à s fortes rajadas de vento que devem ser observadas, a sensação térmica pode ficar em torno dos 5ºC.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 1945 a menor temperatura registrada em São Paulo, na estação do Mirante de Santana, onde são feitas as medições oficiais da cidade, foi de -2,1 °C em 2 de agosto de 1955.