PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guarujá assina convênio com CDHU para construção de 580 unidades habitacionais

Da Redação

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou, na manhã desta quinta-feira (23), convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado. Com isso, está oficializada a construção de 580 unidades do Programa Vida Digna, do Governo do Estado, destinado à erradicação de palafitas na Baixada Santista.

Em Guaruj√°, ser√£o beneficiadas 340 fam√≠lias das imedia√ß√Ķes da Rua Padre Donizete, no bairro Santa Rosa, que ocupam √°rea de mangue, al√©m de 240 da comunidade da Prainha, no canal do estu√°rio. O plano de trabalho prev√™ que as licita√ß√Ķes e obras ser√£o responsabilidade da CDHU, cabendo √† Prefeitura a disponibiliza√ß√£o de √°reas para a constru√ß√£o dos edif√≠cios, que ter√£o quatro pavimentos.

As novas unidades ser√£o erguidas em √°reas municipais j√° preparadas para receber moradias dessa natureza, cont√≠guas a dois conjuntos habitacionais j√° existentes. As 340 relativas √†s fam√≠lias do Santa Rosa ocupar√£o o projeto denominado ‘Guaruj√° O’, no Cantagalo, onde j√° existem pr√©dios com 400 apartamentos habitados.

As 240 fam√≠lias da Prainha ser√£o contempladas no projeto ‘Guaruj√° N’, ao lado do Conjunto Parque da Montanha, onde j√° est√£o ocupados 419 apartamentos.

“Uma das nossas metas √© reduzir drasticamente o n√ļmero de fam√≠lias vivendo em √°reas de risco. Esse programa estadual soma-se a outros j√° em execu√ß√£o na Cidade e que v√™m apresentando resultados muito satisfat√≥rios na dr√°stica redu√ß√£o do d√©ficit habitacional do Munic√≠pio”, destaca o prefeito de Guaruj√°.

An√ļncio

Guaruj√° √© uma das cinco cidades da Baixada Santista contempladas pelo programa estadual ‘Vida Digna’, de erradica√ß√£o de palafitas na Baixada Santista, anunciado pelo governador Jo√£o Doria em Santos no √ļltimo dia 7 de agosto.

Ao todo, o Governo do Estado pretende investir R$ 600 milh√Ķes na constru√ß√£o de 2,8 mil novas unidades habitacionais em Guaruj√°, Santos, S√£o Vicente, Cubat√£o e Praia Grande. S√≥ em 2021, 1.469 novas moradias em Guaruj√°

As 580 unidades do ‘Vida Digna’ juntam-se a 240 outras moradias, tamb√©m no Cantagalo, onde, gra√ßas a uma parceria do Munic√≠pio com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ser√£o erguidas unidades para v√≠timas dos deslizamentos decorrentes da tempestade que assolou o Munic√≠pio em mar√ßo do ano passado.

Há no radar, ainda, 649 unidades do convênio com a Santos Port Authority (SPA), que vai remover famílias da Prainha de área de expansão portuária, totalizando 1.469 unidades, do início do ano até agora.

“Assim, somando projetos e iniciativas, vamos, paulatinamente, nos aproximando cada vez mais do nosso objetivo final, que √© proporcionar moradia digna a todos os cidad√£os de Guaruj√°”, frisa o secret√°rio de Habita√ß√£o de Guaruj√°, Marcelo Mariano.

De 2017 a 2020, o Município produziu mais unidades habitacionais que nos 19 anos anteriores: foram 974, contra 937 erguidas no período entre 1997 e 2016. Dessas 974 unidades, 400 estão no Conjunto Cantagalo e outras 574 do Parque da Montanha, das quais 419 já foram entregues, com as demais sendo entregues até o final de 2021.

De 2017 para cá, 2.729 títulos de regularização fundiária também foram entregues, em Santa Cruz dos Navegantes e Morrinhos 3, ajudando a mitigar o déficit habitacional do Município.

Foto: Helder Lima/PMG