PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guaruj√° inaugura placa e busto em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont

O espaço está localizado no Shopping La Plage, no bairro Pitangueiras.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

A Prefeitura de Guaruj√° inaugurou, na √ļltima quinta-feira (19), a placa comemorativa e o busto em homenagem aos 150 anos do Pai da Avia√ß√£o, Santos Dumont.

A solenidade aconteceu no Shopping La Plage, no bairro Pitangueiras, onde antes funcionava o Grande Hotel La Plage, local de seu falecimento em 23 de julho de 1932.

Segundo a administração municipal, os participantes assistiram a uma palestra sobre a história de Santos Dumont, ministrada pelo coronel de Infantaria Aeronáutica, João Rafael Mallorca Natal, e, na sequência, a inauguração do busto na entrada lateral do estabelecimento, pela rua Benjamim Constant.

O secret√°rio municipal de Turismo, ressaltou os objetivos da homenagem ao Pai da Avia√ß√£o. ‚ÄúEle era um ass√≠duo frequentador de Guaruj√°, nada mais justo que prestar essa homenagem e poder termos um espa√ßo cultural para palestras e exposi√ß√Ķes de seu trabalho, vida e obra‚ÄĚ, destacou.

J√° o secret√°rio municipal de Cultura, pontuou que o shopping recebe uma grande movimenta√ß√£o de mun√≠cipes e turistas, al√©m da oportunidade de contar a hist√≥ria para os alunos da rede p√ļblica. ‚Äú√Č importante que todos passem por aqui e conhe√ßam a hist√≥ria dele. √Č um lugar que recebe diariamente mun√≠cipes e turistas e fica as margens da Praia das Pitangueiras, que ele adorava caminhar‚ÄĚ, ressaltou.

Al√©m das secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult), a a√ß√£o contou com apoio da Associa√ß√£o de Amigos da Base A√©rea, Instituto Hist√≥rico e Geogr√°fico de S√£o Paulo, Comit√™ de Civismo e Cidadania da Associa√ß√£o Comercial de S√£o Paulo, IV Comando A√©reo Regional (For√ßa A√©rea Brasileira ‚Äď FAB), Rotary Club do Guaruj√°, Universidade Cat√≥lica de Santos e da Base A√©rea.

Inven√ß√Ķes de Dumont

Foto: Amaro Aviation

Astr√īnomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Alberto Santos Dumont construiu e voou nos primeiros bal√Ķes dirig√≠veis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no in√≠cio do s√©culo XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro homologado de um veículo “mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.