Os 12 módulos foram viabilizados para suprir a demanda da alta temporada.Â
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Da redação
A Prefeitura de Guarujá instalou 12 módulos de contêineres nas praias das Astúrias, Pitangueiras e Enseada. O serviço funciona das 7 às 20 horas. Segundo a administração municipal, os banheiros são gratuitos e essa é uma alternativa para suprir as necessidades básicas da população flutuante da cidade, que atinge 1,5 milhão de pessoas durante a alta temporada de verão.
Os módulos são equipados com vasos sanitários, mictórios, lavabos e lixeiras, além de papéis para higienização. O funcionamento está previsto até o Carnaval, no dia 14 de fevereiro.
Os contêineres possuem espaço adequado para uso feminino e masculino, além de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs). Isso significa que há diversas unidades de vasos sanitários e mictórios, lavabos, lixeiras, iluminação e circulação de ar. A utilização dos banheiros conta com os esforços da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) para limpeza e manutenção.
O serviço foi viabilizado com R$ 414 mil, oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, abastecido com recursos de compensações ambientais e sanções administrativas. O Fundo é gerido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).
Conforme a prefeitura, os equipamentos estão sob responsabilidade de uma empresa privada vencedora de concorrência pública (modalidade de licitação escolhida) para atender a demanda.
Conheça os locais:
– Praia das Astúrias, na altura do Posto de Bombeiros Guarda-Vidas 3,
– Praia de Pitangueiras, na altura da Praça dos Expedicionários,
– Praia da Enseada 1, na altura do Posto 8, de Bombeiros Guarda-Vidas,
– Praia da Enseada 2, na altura do Posto 10, de Bombeiros Guarda-Vidas,
– Praia da Enseada 3, na altura do Posto 11, de Bombeiros Guarda-Vidas,
– Praia da Enseada 4, no trecho que dá acesso à Avenida Venezuela