PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Guarujá vai contar com totens de segurança para monitorar áreas turísticas e comerciais

A previsão é que no segundo semestre sejam instalados 23 totens em áreas estratégicas.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

A cidade de Guarujá vai contar com 23 totens de monitoramento nas áreas turísticas e comerciais da cidade e Vicente de Carvalho.

A ferramenta foi anunciada pelo prefeito na √ļltima sexta-feira (22), durante reuni√£o com o deputado estadual Paulo Mansur, autor da emenda parlamentar de aproximadamente R$ 5 milh√Ķes para implanta√ß√£o dos equipamentos. O encontro ocorreu no Pa√ßo Moacir dos Santos Filho e a previs√£o √© que os totens sejam instalados no segundo semestre.

Os totens de seguran√ßa possuem um conjunto de c√Ęmeras 360¬ļ que grava e transmite imagens em tempo real, o que permite uma vis√£o completa do local monitorado. O equipamento conta tamb√©m com c√Ęmeras¬†speed dome, o dispositivo capta imagens em longa dist√Ęncia, seguindo os comandos do operador.

Existe ainda um recurso de an√°lise inteligente de imagens que pode detectar situa√ß√Ķes de risco, tais como: aglomera√ß√£o, invas√£o, circula√ß√£o em √°reas proibidas e detec√ß√£o de disparo de arma de fogo. Al√©m disso, √© poss√≠vel fazer o reconhecimento facial e de placas, entre outras funcionalidades.

Conforme a administração municipal, a ferramenta possui sistema de sirene e girofex; botão de emergência; mensagens de áudios pré-gravadas. E para evitar vandalismos, os totens são fabricados com uma estrutura blindada que resiste ao disparo de arma de fogo e tentativa de vandalismo.

A iniciativa √© coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Conviv√™ncia Social (Sedecon). A emenda parlamentar ser√° disponibilizada para o Munic√≠pio pela Secretaria Estadual de Seguran√ßa P√ļblica e seguir√° os tr√Ęmites de documenta√ß√£o, celebra√ß√£o de conv√™nio e processo licitat√≥rio.