PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Herói! Bombeiro salva bebê de quatro dias engasgado em Guarujá

O caso ocorreu na √ļltima sexta-feira (23), por volta de 22h, na Esta√ß√£o de Bombeiros da cidade, no bairro Jardim Helena Maria, em Vicente de Carvalho. O pequeno Gael passa bem.¬†

 

V√≠deo: 6¬į Grupamento de Bombeiros

Da redação

Um beb√™, de quatro dias, foi socorrido √†s pressas por um agente do Corpo de Bombeiros, ap√≥s se engasgar, em Guaruj√°. O caso ocorreu na √ļltima sexta-feira (23), por volta de 22h. De acordo com a corpora√ß√£o, os pais da crian√ßa, identificados como Geovana e J√ļnior, foram at√© a Esta√ß√£o de Bombeiros da cidade, no bairro Jardim Helena Maria, em Vicente de Carvalho, e pediram ajuda.¬†

O soldado Marcos Corrêa, que estava de sentinela na unidade, realizou os procedimentos de desobstrução das vias aéreas e obteve sucesso. Nas imagens  é possível ver o momento que o sargento salva a criança. (veja o vídeo acima) 

Após a manobra, o bebê, identificado como Gael, voltou a respirar e passa bem. Os pais foram orientados a passar por consulta médica pela pediatria.

Manobra de Heimlich

Caso você presencie uma situação de engasgamento, a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nela, utilizam-se as m√£os para fazer press√£o sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse for√ßada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulm√Ķes.

Como fazer a manobra?

Foto: Projeto de Extens√£o Universit√°ria PROEX/UFF

Foto: Projeto de Extens√£o Universit√°ria PROEX/UFF