PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Igrejas da Baixada Santista celebram Corpus Christi

O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristoâ€. Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetesâ€, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.

Em todo o Litoral as Paróquias definiram uma programação para esta data. Entre as ações previstas está a realização da procissão de Corpus Christi que lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida, em que Deus o alimentou com o maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo de Deus é alimentado com o corpo do próprio Cristo.

Santos

A Paróquia Santos Reis fez sua celebração pela manhã com a apresentação do tapete confeccionado pelos fiéis.
A Catedral Diocesana de Santos terá missa às 17h. A Paróquia Santa Margarida Maria, também confeccionou seu tapete, e programou para às 17h uma procissão com os fiéis. No Santuário São Judas Thadeu a missa será às 19h, seguida pela benção ao Santíssimo Sacramento e a apresentação de uma tapete feito pela população.

Guarujá

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice) as atividades iniciam a partir das 8 horas com a confecção dos tapetes. Já às 16 horas acontece a missa e, logo após, os fiéis seguem em procissão pelas ruas Padre Anchieta, Cunhambebe, São Paulo, Mato Grosso, Praça 14 Bis e Avenida Thiago Ferreira, retornando depois para a igreja.
Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Praça da Matriz, 1 – Centro), os tapetes serão confeccionados em frente à igreja, a partir das 8 horas e, as missas, ocorrerão em três horários: às 8 horas; às 17 horas com procissão às 18 horas e a última celebração será às 19h30. Na Capela Cristo Rei (Avenida Cruzeiro do Sul, 732 – Pernambuco), a procissão acontece às 17 horas e a missa às 18 horas.
A Paróquia São José (Rua Hélio Ferreira, 598 – Jardim Boa Esperança) realiza a confecção dos tapetes a partir das 8h30. A missa será às 17 horas, seguida de procissão.
Na Paróquia Santa Rosa de Lima (Avenida Manoel da Cruz Michael, 297 – Vila Santa Rosa), haverá adoração ao santíssimo sacramento às 18 horas, seguida de missa às 19 horas e, logo após, procissão nas ruas do entorno da igreja.
Já na Paróquia Senhor Bom Jesus (Rua Heleno Corrêa de Lima, 365 – Vila Zilda), a missa será às 18 horas, seguida por procissão.

Praia Grande

As tradicionais procissões têm início às 16 horas, seguidas pela celebração das missas. Este ano, quatro igrejas realizam a montagem dos tapetes: Paróquia Santo Antônio (bairro Boqueirão), Paróquia Nossa Senhora das Graças (bairro Cidade Ocian), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (bairro Samambaia) e São Pedro (bairro Caiçara).

Tapetes

Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos.
A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por passaria.