PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Iluminação na orla de Santos começa a ser restabelecida após furtos de fiação

Da Redação

O trabalho de recupera√ß√£o das torres de ilumina√ß√£o instaladas na orla da praia, ap√≥s danos causados pelo furto de fios, j√° foi iniciado pela Secretaria de Servi√ßos P√ļblicos de Santos (Seserp). Os servi√ßos come√ßaram no trecho entre o canal 3 e a Pra√ßa das Bandeiras, no Gonzaga, onde a ocorr√™ncia n√£o comprometeu outros dispositivos do sistema. A expectativa √© de que, caso n√£o sejam identificados novos comprometimentos, a ilumina√ß√£o seja restabelecida nesta sexta-feira (17).

O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será iniciado no começo da próxima semana.

A reativação do sistema de iluminação na faixa de areia será feita em etapas e depende da realização dos serviços de recuperação das infraestruturas e instalação de dispositivos de proteção para coibir o furto dos novos cabos elétricos.

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla, de janeiro a agosto deste ano, das quais foram seis flagrantes deste delito. No total, oito suspeitos foram conduzidos aos distritos policiais. Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito ou atitude suspeita, o mesmo é conduzido ao distrito policial (DP), onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão.

Um dos suspeitos encaminhados ao DP foi um homem de 41 anos, flagrado furtando a fia√ß√£o no canal 3, no dia 31 de julho: O suspeito pode ser identificado no v√≠deo anexo usando uma blusa preta, em atitude suspeita no canal 3 (ele pode ser identificado ao se movimentar se agachando perto da tubula√ß√£o do canal). Na mesma data, a GCM, em patrulhamento pelo local, foi acionada pelas equipes do CCO e conseguiu deter o indiv√≠duo na Rua D√©cio Stuart, no Jos√© Menino, pr√≥ximo √† Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Ele estava em posse de um saco de lixo, que continha o emaranhado de fio de cobre de aproximadamente 8 metros, pertencente √† Prefeitura. O homem foi encaminhado ao 7¬ļ Distrito Policial, onde foi preso em flagrante delito.

A GCM tamb√©m realiza for√ßas-tarefas em apoio √† Pol√≠cia Militar em ferros-velhos da Cidade. O objetivo √© combater o crime de recepta√ß√£o de fia√ß√£o de cobre. Neste ano, at√© sexta-feira (10), foram realizadas 33 opera√ß√Ķes nesses estabelecimentos, visando a fiscaliza√ß√£o de documentos, bem como inibir a compra de material de proced√™ncia duvidosa e a recupera√ß√£o de pe√ßas furtadas.

O combate e a investiga√ß√£o de furtos de cobre e outros delitos s√£o de responsabilidade das autoridades policiais. Todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 c√Ęmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Munic√≠pio s√£o disponibilizadas em tempo real √†s for√ßas de seguran√ßa, que tamb√©m mant√™m equipes no CCO.

A população deve acionar a PM pelo telefone 190 e pode denunciar irregularidades pelo 153 (GCM).

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos