PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Mais cidades da Regi√£o anunciam altera√ß√Ķes para fase de Transi√ß√£o do Plano SP

Da Redação

Além de Santos e São Vicente, mais cidades da Região atualizaram as medidas para a Fase de Transição do Plano São Paulo, em vigor neste sábado. Guarujá, Praia Grande, Bertioga e Cubatão divulgaram as mudanças em cada cidade. Confira:

Guaruj√°

A partir deste s√°bado (1), o com√©rcio e demais atividades podem funcionar por at√© 14 horas di√°rias em Guaruj√°. Est√£o enquadrados nas medidas os com√©rcios em geral e ambulantes; shoppings centers; bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques; barbearias, sal√Ķes de beleza e cl√≠nicas de est√©tica; academias, est√ļdios de pilates, crossfit, artes marciais, piscinas e similares; al√©m de atividades culturais.

Em todos os casos segue obrigatório o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários, a promoção do distanciamento social e demais medidas profiláticas já amplamente divulgadas.

Os comércios considerados essenciais, como farmácias, postos de combustíveis; mercados, supermercados, hipermercados e padarias; clínicas veterinárias e hospitais veterinários; comércio atacadista de hortifrutigranjeiros, entre outros, podem funcionar sem restrição de dia ou horário.

As agências bancárias podem funcionar para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, devendo realizar triagem e organizar filas de espera com distanciamento de três metros, em especial em ambientes fechados.

Est√° permitida a realiza√ß√£o de atividades sociais controladas, como anivers√°rios, casamentos, formaturas, confraterniza√ß√Ķes e semelhantes. Estas devem ser realizadas por at√© oito horas, entre as 12 e 20 horas, com prazo para montagem e desmontagem em at√© duas horas, al√©m de utiliza√ß√£o de at√© 25% da capacidade do estabelecimento ‚Äď dispositivo semelhante ao adotado √†s demais atividades comerciais.

Bares, restaurantes e similares poder√£o disponibilizar m√ļsica ao vivo a seus clientes durante o per√≠odo de funcionamento. No entanto, os estabelecimentos devem garantir que todos permane√ßam sentados durante as apresenta√ß√Ķes. As feiras livres podem funcionar de ter√ßa a domingo, das 7 √†s 12 horas, de um lado da via, com redu√ß√£o de 50% das barracas e espa√ßamento de dois metros entre eles.

J√° nas praias e ruas p√ļblicas, seguem permitidas apenas as atividades f√≠sicas individuais, sendo proibida a perman√™ncia de pessoas e coloca√ß√£o de guarda-s√≥is, mesas e cadeiras na faixa de areia das praias, tanto por particulares quanto por ambulantes.

Seguem proibidas as loca√ß√Ķes de im√≥veis para fins tur√≠sticos por meio de imobili√°rias, plataformas digitais, sites de hospedagem e similares. O Munic√≠pio tamb√©m seguir√° coibindo o turismo de um dia, com a proibi√ß√£o da entrada de vans e √īnibus tur√≠sticos.

Praia Grande

Com a publicação do novo decreto municipal pela Prefeitura, em Praia Grande as atividades consideradas essenciais contam com autorização para funcionar sem restrição de horário. Ocorreu ainda a ampliação de horário, agora das 6 às 20 horas, para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, inclusive shopping center, e prestadores de serviços.

Importante destacar que todas essas atividades devem respeitar a limitação de pessoas e ainda as medidas de biossegurança, como a obrigatoriedade de utilização da máscara, álcool em gel e do incentivo ao distanciamento social.

Outro destaque deste novo decreto √© que fica autorizada a execu√ß√£o de m√ļsicas ao vivo e m√ļsicas mixadas por DJ nos restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos afins, com todos os clientes e consumidores sentados. Ainda de acordo com a nova legisla√ß√£o municipal fica vedada a utiliza√ß√£o de pista de dan√ßa ou espa√ßos similares.

Ficam autorizadas nas praias as atividades f√≠sicas. Seguem proibidos o uso de guarda sol e cadeira neste espa√ßo. Os ambulantes tamb√©m est√£o autorizados a funcionar, desde que com atendimento delivery e retirada no local. Os espa√ßos p√ļblicos de lazer como Portinho e o Parque da Cidade tamb√©m est√£o autorizados a funcionar.

Bertioga

Shopping centers, galerias e similares poderão realizar atendimento presencial, e consumo no local todos os dias, das 6 às 20h, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. Permitido drive thru todos os dias, até às 20 horas, e delivery até às 22 horas, inclusive para os estabelecimentos do ramo de alimentação.

Também está permitida a montagem de mesas e cadeiras na Praça de Alimentação, observando o distanciamento de 1,5 m e a taxa máxima de ocupação de 40%. O funcionamento das áreas recreativas e estabelecimentos de jogos em geral está proibido.

O comércio em geral está permitido atendimento presencial todos os dias, das 6 às 20 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. O delivery está liberado todos os dias, até às 22 horas.

As lojas de conveniência podem realizar atendimento presencial e drive thru todos os dias, das 6 às 20 horas. O delivery está permitido até às 22 horas. Para o consumo no local, o estabelecimento deve respeitar os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%. A venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 20 horas.

Está proibido o atendimento presencial e consumo no local em bares e adegas. Fica permitido somente delivery e drive thru, de segunda a sábado, das 6 às 20 horas. Nas academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica ficam permitidas apenas atividades individuais, das 6 às 20 horas, respeitando a taxa máxima de ocupação de 40% e todos os protocolos sanitários. As atividades coletivas e de contato pessoal estão proibidas.

Nos sal√Ķes de beleza, est√©tica e barbearias est√° permitido o atendimento presencial todos os dias, das 6 √†s 20 horas, respeitando todos os protocolos sanit√°rios e taxa m√°xima de ocupa√ß√£o de 40%. Est√° proibida a comercializa√ß√£o de bebidas ou qualquer outra atividade interna que gere perman√™ncia ou aglomera√ß√£o de pessoas.

Os supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, quitandas, peixarias e Mercado Municipal de Pescados estão autorizados a funcionar todos os dias com atendimento presencial, drive thru e delivery, das 6 às 22 horas. O consumo no local está permitido, limitado a taxa máxima de ocupação de 40%, respeitando todos os protocolos sanitários.

Em restaurantes, lanchonetes e similares est√° permitido o consumo no local todos os dias, das 6 √†s 20 horas, respeitando todos os protocolos sanit√°rios e taxa m√°xima de ocupa√ß√£o de 40%, com toler√Ęncia de uma hora para que os clientes que j√° estejam no local terminem suas refei√ß√Ķes. Est√° permitido delivery 24 horas todos os dias. A retirada (take away) e drive-thru podem acontecer das 6 √†s 21 horas. A partir deste hor√°rio dever√£o estar com as portas fechadas e sem nenhum cliente no interior do estabelecimento.

Nas casas lotéricas continua permitido o atendimento presencial, com controle de filas, internas e externas, e espaçamento de 1,5 m, de segunda a sábado, das 6 às 20 horas, respeitando todos os protocolos sanitários e taxa máxima de ocupação de 40%.

As atividades culturais estão permitidas a acontecer de maneira presencial, das 6 às 20 horas, respeitando a taxa máxima de ocupação de 40% e cumprindo todos os protocolos sanitários. Também está liberado o funcionamento de parques municipais, no mesmo horário citado acima, de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura.

Os ambulantes de praia e de rua que desempenham exclusivamente atividades relacionadas à alimentação, poderão trabalhar desde que observados o horário de funcionamento até às 19 horas, sendo permitidos serviços de retirada (take away) e delivery, seguindo todos os protocolos sanitários.

Fica permitido o consumo no local, somente para clientes sentados, podendo ser utilizados três jogos de mesas, contendo uma mesa e quatro cadeiras cada, bem como um guarda-sol por mesa. A montagem de tendas está proibida.

As atividades religiosas presenciais, individuais e coletivas devem respeitar o horário máximo de funcionamento até às 20 horas, taxa máxima de ocupação de 40% e distanciamento entre os assentos de 1,5 m, cumprindo todos os protocolos sanitários.

As praias seguem permitidas para realização de atividades físicas individuais e comércio ambulante. Segue proibida a montagem de mesas, cadeiras, tendas e guarda-sóis ou qualquer tipo de estrutura por moradores, veranistas, turistas, condomínios, hotéis, pousadas e similares (exceto ambulantes).

Cubat√£o

A Prefeitura de Cubat√£o prorrogou, at√© dia 9 de maio, a vig√™ncia das medidas emergenciais da fase de transi√ß√£o do Plano S√£o Paulo. O novo decreto expande o hor√°rio de atendimento presencial, das 6 √†s 20 horas, nos estabelecimentos comerciais, com√©rcio ambulante, restaurantes (inclusive os de hot√©is), bares que servem refei√ß√Ķes, lojas de conveni√™ncia de posto de gasolina, sal√Ķes de beleza, barbearias e cl√≠nicas de est√©tica, atividades f√≠sicas individuais em academias e estabelecimentos p√ļblicos e privados. Vale frisar que continua proibida a prova de roupas, acess√≥rios e cal√ßados.

Outra mudan√ßa √© em rela√ß√£o √†s igrejas e templos religiosos de qualquer culto, que podem continuar a realizar missas cultos, palestras e celebra√ß√Ķes coletivas, desde que com a lota√ß√£o m√°xima de 30%, com controle de acesso na entrada e com os participantes utilizando m√°scaras faciais, incluindo o padre, pastor ou celebrante e a equipe de assist√™ncia.

Continua proibida a distribui√ß√£o de pap√©is, panfletos, roteiros de missa, hin√°rios, etc.; os assentos dever√£o estar marcados e intercalados respeitando a dist√Ęncia m√≠nima de dois metros entre as pessoas e fileiras de bancos; dever√° ser incentivado a transmiss√£o dos cultos e celebra√ß√Ķes via internet e tamb√©m que os pertencentes ao grupo de risco, idosos, hipertensos, diab√©ticos, gestantes e etc. participem das celebra√ß√Ķes virtualmente.