Da Redação
São Vicente está sem transporte coletivo mais uma vez, a partir desta sexta-feira (1º), por atraso de salários, de benefÃcios e de proposta para o acordo coletivo de trabalho da data-base de maio.
Os salários e benefÃcios do pessoal de manutenção e fiscalização estão atrasados desde 31 de maio. Os motoristas receberam em 10 de junho. Há também atraso do vale-refeição e da cesta-básica.
A diretoria lamenta que plano de saúde poderá ser suspenso por falta de pagamento. Isso deixará mais de 600 pessoas sem atendimento médico.
Na segunda-feira (27), o sindicato publicou edital de aviso da paralisação por tempo indeterminado. A assembleia decidiu que apenas o pagamento de todos os atrasados e a proposta de acordo evitaria a greve.
Na sexta-feira, logo após o inÃcio da paralisação, o jurÃdico do sindicato pedirá audiência ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) em processo de dissÃdio coletivo.
A diretoria reclama um acordo no TRT, de pagamento em seis vezes, de horas extras e vale-refeição nas férias. A empresa pagou em fevereiro, março e abril, mas deve as parcelas de 25 de maio e 25 de junho.
Vários oradores disseram na assembleia que a categoria não acredita mais na empresa e que, portanto, qualquer pagamento parcial não os demoverá da paralisação.
Ressaltaram que, após deflagrada a greve, ela só será suspensa se a companhia saldar todas as pendências trabalhistas e apresentar proposta de acordo coletivo com reposição de 12% nos salários e benefÃcios.
Na primeira semana de março, também por atraso de salários e benefÃcios, houve greve de quatro dias e meio, interrompida após acordo na Justiça do Trabalho.
Foto: Divulgação