PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Motoristas e funcionários do transporte de Cubatão paralisam serviço nesta segunda

Da Redação

Os motoristas e demais trabalhadores da Viação Fênix, que opera o transporte coletivo em Cubatão, iniciaram nesta segunda-feira (8) paralisação do serviço, conforme decisão de assembleia nesta quinta (4).

O motivo é que a empresa não assinou o acordo coletivo já aprovado pela categoria no sindicato dos trabalhadores rodoviários de Santos e região e não pagou pendências salariais.

Nas duas chamadas da assembleia, às 9 e às 19 horas, os trabalhadores reclamaram que a empresa não pagou, em 25 de outubro, como combinou, as parcelas retroativas do reajuste salarial de 7,59%.

Retroativo numa parcela

Em reunião com a Prefeitura e o Sindicato, em 6 de outubro, a direção da Fênix comprometeu-se com o pagamento em cinco parcelas do reajuste retroativo à data base de maio.

Nas duas chamadas da assembleia, convocada com base na lei de greve (7783-1989), os rodoviários criticaram as condições de trabalho, as relações com superiores e o desrespeito à classificação funcional.

Além da solução desses problemas pontuais, os trabalhadores decidiram não mais aceitar o parcelamento do retroativo não cumprido pela empresa. Agora, eles querem o pagamento de uma única vez.

Em nota, a Prefeitura de Cubatão comentou sobre o assunto. Eis a íntegra:

“A Prefeitura informa que o motivo da paralisação se dá exclusivamente por reivindicações trabalhistas do sindicato à empresa Fênix. Já as solicitações feitas pela empresa à Administração Municipal, referentes às clausulas contratuais, estão correndo sob os trâmites administrativos e processuais. A Prefeitura já comunicou o Judiciário sobre a greve.”

O Portal Mais Santos também entrou em contato com a Viação Fênix. Assim que se manifestar, será incluída neste espaço.

Foto: Reprodução Redes Sociais