A região ganhará quatro novas estações; cerimônia junto à EMTU marcou autorização para intervenções no trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Da redação
A Prefeitura de São Vicente assinou a ordem de serviço para inÃcio das obras do VeÃculo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Ãrea Continental da cidade. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Secretaria de Serviços Públicos e reuniu autoridades do MunicÃpio e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu).
O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste na recuperação ferroviária da Ponte dos Barreiros, onde será ampliado o número de estacas, reestruturada a parte ferroviária e construÃda uma ciclovia, além da passarela para pedestres. A execução dos trabalhos é de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis. Já a segunda etapa contempla o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o veÃculo à Ãrea Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.
Conforme a administração municipal, a conquista foi viabilizada por uma parceria entre Prefeitura, EMTU e Estado. O recurso necessário foi adquirido via repasses do Governo de São Paulo.
Próximos passosÂ
“Estamos apoiando a EMTU na superação dos trâmites administrativos e burocráticos para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação das obras da 2ª etapa da Fase 3â€, detalha o subsecretário de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi.
No dia 10 de abril haverá, na Câmara Municipal, uma audiência pública correspondente ao segundo trecho da Fase 3. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto estão disponÃveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h à s 17h.