PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Para evitar aglomeração, Santos suspende queima de fogos na virada para 2021

Da Redação

O recente aumento nos n√ļmeros da Covid-19 na Baixada Santista fez a prefeitura de Santos suspender a queima de fogos na virada para 2021 para evitar aglomera√ß√Ķes nas praias da cidade, como acontece h√° v√°rios anos.

Em nota, a Administra√ß√£o Municipal informou que a medida segue orienta√ß√Ķes de autoridades sanit√°rias e tem como foco principal a prote√ß√£o √† sa√ļde e √† seguran√ßa da popula√ß√£o.

A decisão de suspender a tradicional celebração não chega a ser uma grande surpresa. No mês passado, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa já havia indicado essa possibilidade.

Guarujá também
A exemplo de Santos, a Prefeitura de Guaruj√° resolveu suspender a queima de fogos na orla da praia,¬†bem como apresenta√ß√Ķes musicais. Em nota, a Administra√ß√£o lembra que¬†a popula√ß√£o flutuante do cidade chega a quase 2 milh√Ķes de pessoas na virada do ano. “Enquanto n√£o houver solu√ß√Ķes definitivas, como uma vacina capaz de prevenir a dissemina√ß√£o da Covid-19, perdurar√° essa decis√£o”, complementou.

A Administra√ß√£o Municipal acrescentou¬†que mant√©m, desde mar√ßo, um comit√™ de crise exclusivo para discutir as medidas atinentes ao enfrentamento √† pandemia na Cidade, que re√ļne representantes de diferentes secretarias municipais, colegiado ao qual todas as decis√Ķes nesse sentido s√£o submetidas em alinhamento com o Plano do Estado de S√£o Paulo.

Suspensão em PG e Peruíbe. Por enquanto
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informou que, neste momento, a queima de fogos na virada do ano, assim como outros eventos que gerem aglomeração no município, está suspensa.

Mas salientou que a decis√£o n√£o √© definitiva. A Administra√ß√£o diz que segue atenta √†s diretrizes determinadas no Plano SP sobre eventos, que prop√Ķe formatos diferentes de acordo com a fase da Baixada Santista.

Por isso, a secretaria salienta que avalia internamente novos modelos de eventos que possam ser possíveis para a temporada de verão e divulgará posteriormente todas as iniciativas que serão tomadas.

A Prefeitura de Peruíbe também declarou, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte , que até o momento, está mantida a suspensão da realização da queima de fogos no Réveillon deste ano. Mas, ao contrário de Praia Grande, não informou se estuda alguma alternativa.

Outras cidades da região que realizam queima de fogos de Réveillon nas praias ainda não bateram o martelo sobre a manutenção do evento. Leia as notas, na íntegra, enviadas pelas prefeituras desses municípios ao portal Mais Santos:

S√£o Vicente
“A Prefeitura de S√£o Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), informa que ainda n√£o est√° definido se haver√°, ou n√£o, a realiza√ß√£o da queima de fogos na virada de ano. A divulga√ß√£o da defini√ß√£o deve ocorrer at√© o final do m√™s.”

Mongagu√°
“A Prefeitura de Mongagu√° ainda n√£o definiu a programa√ß√£o de R√©veillon e temporada de ver√£o.”

Itanhaém
“A Prefeitura de Itanha√©m esclarece que estuda a forma mais adequada de tratar dos eventos festivos e de lazer de final de ano por conta dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Tais provid√™ncias t√™m como data de refer√™ncia o final do atual exerc√≠cio em 31 de dezembro, pois, a partir de 1¬ļ de janeiro de 2021, o Munic√≠pio ter√° novo comando pol√≠tico administrativo. Portanto, a Administra√ß√£o Municipal continuar√° a adotar as devidas provid√™ncias para respeitar os protocolos de seguran√ßa sanit√°ria.”

Bertioga
“De acordo com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, a municipalidade est√° acompanhando de forma cont√≠nua o desenvolvimento da pandemia. Neste momento, a tend√™ncia de Bertioga, assim como dos outros munic√≠pios de nossa regi√£o, √© de n√£o realizar queimas de fogos e shows no r√©veillon para evitar a imensa aglomera√ß√£o associada e, assim, preservar a seguran√ßa e sa√ļde de nossa popula√ß√£o.”

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos