PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

PG: Crianças autistas e com hiperatividade melhoram desenvolvimento com prática de patins

Da Redação

Diversas crianças de Praia Grande, entre elas autistas e com hiperatividade, e seus familiares pediram e a Administração Municipal readequou as obras da Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, para que elas continuassem utilizando o espaço para a prática de patins. Periodicamente, dois grupos de patinação, o Patins 100freiopg e o Rollerbladepg, se reúnem no espaço para as atividades, que vão além do lazer; estão estimulando o desenvolvimento social destas crianças autistas.

De acordo com a Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, as mães das crianças autistas pediram uma reunião quando a praça foi fechada para reforma e relataram que a remodelação não permitiria a utilização de patins, pois o novo piso que estava sendo instalado não era adequado. “Paralisamos a obra e readequamos o projeto para atende-las. Para as crianças autistas, a patinação tem ajudado na integração com outras crianças e no seu desenvolvimento. Isso é muito importante”, destacou a prefeita.

A confirmação dos benefícios é feita por uma das mães integrantes do grupo, Elke Gabarro. Ela destaca que atualmente dois grupos de patinadores realizam encontro periódicos no local, o Patins 100freiopg e o Rollerbladepg, e que o filho dela, com hiperatividade teve melhorias reconhecidas até pela psicopedagoga na escola. “Meu filho ficou mais hiperativo com a pandemia. Quando me mudei de Santos para Praia Grande passamos a andar de patins e ele melhorou muito, passou a se concentrar mais nas aulas. Para mim, em especial, ganhei em saúde porque emagreci muito e temos outras crianças autistas que passaram a se integrar melhor com outras crianças e se desenvolveram muito”.

Elke Gabarro destaca ainda que o grupo realiza encontros em diversos locais. “Somos um grupo bem família. Fazemos diversos encontros: as comemorações dos aniversariantes do mês sempre ocorrem no Parque da Cidade, no Sítio do Campo. Utilizamos de outros espaços público também e quando soubemos da reforma pedimos para falar com a Prefeita que nos ouviu e atendeu nosso pedido. Vai além do lazer, ali é estimulado o esporte e qualidade de vida, a integração social e o desenvolvimento até de muitas crianças, que têm autismo e adoram estes encontros”, disse.

Praça 

A Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, recebeu nas últimas semanas a troca do piso em área de 261 m² do local, tirando uma parte do mosaico português e instalando um trecho de liso cimentado. A obra foi desenvolvida pela Subsecretaria de Projetos Especiais e executada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

A nova área de piso cimentado liso fica próxima do trecho de jardins, ao lado do Emissário. O projeto conta com acesso à pista pela ciclovia, que contorna o equipamento da Sabesp no Canto do Forte. O local foi idealizado otimizando a área útil existente na praça. Além da nova área para os patinadores, a praça ainda está recebendo trechos em pedra São Thomé, que garante uma durabilidade maior com menos necessidade de manutenção.

Um dos mais visitados pontos turísticos de Praia Grande, a praça chama a atenção por seu paisagismo com iluminação, bancos, floreiras e jardins, além de equipamentos de acessibilidade, como rampas de acesso e piso podotátil. Na área do “deck” os destaques são as obras de arte de Rodolfo Rondon, artistas local que retratou a pesca de arrasto, prática tradicional em Praia Grande desde a década de 1950. O local também está passando por reformas, com manutenção nas obras de artes realizada pelo artista.