PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Praia Grande cria abrigo provisório para moradores em situação de rua

Da Redação

A Prefeitura de Praia Grande, em parceria com entidades e grupos de voluntários, colocou em funcionamento na noite da quinta-feira (29) um abrigo noturno provisório, instalado no Ginásio Mirins III, no Bairro Canto do Forte. O local está preparado para receber 60 pessoas, mas pode ser ampliado podendo atender até 80.

Equipes da Prefeitura percorrem as vias da cidade convidando as pessoas que est√£o em situa√ß√£o de rua para receberem a ajuda. Um √īnibus faz o transporte para o abrigo.

Na estrutura, os acolhidos recebem roupas, tomam banho, se alimentam, fazem a higiene pessoal e podem até cortar cabelo, antes de se recolherem para um dos leitos disponíveis. Há camas individuais e de casal, além de estrutura para os cães de estimação. Pela manhã, antes de deixarem o local, tomam café da manhã.

Os animais ficam em camas ao lado de seus donos, ganham ração, água, guia para passeio, roupa para proteção contra o frio e cobertor para dormir. Tudo o que é recebido no local pode ser levado embora com os animais.

De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, o resultado da uni√£o de todos os envolvidos foi de extrema import√Ęncia para que o local fosse uma realidade. ‚ÄúTemos pautado todas as nossas a√ß√Ķes de acolhimento dessa popula√ß√£o visando mudar a condi√ß√£o de vida delas. Esta uni√£o de pessoas querendo ajudar √© extremamente importante para este resultado. S√≥ conseguiremos alcan√ßar este objeto quando toda a sociedade se unir‚ÄĚ.

O abrigo provisório está previsto para funcionar até o próximo domingo (1), a partir das 19h até a manhã do dia seguinte. Não é preciso fazer cadastro para usar o serviço. Os pertences de cada um são guardados no local. Quem procurar o abrigo por conta ou conseguir carona também será atendido.

Al√©m deste espa√ßo, Praia Grande j√° conta com o Abrigo Solid√°rio Eliane Malzoni, instalado na Avenida Ministro Marcos Freire, n¬ļ 6.657, que tem 72 vagas e funciona todos os dias da semana no bairro Quietude. O abrigo provis√≥rio refor√ßa a capacidade de atendimento a este p√ļblico.

Doa√ß√Ķes, parcerias e volunt√°rios podem procurar o local para obterem mais informa√ß√Ķes sobre como colaborar com a a√ß√£o. O Gin√°sio Mirins III fica na Rua Marechal Maur√≠cio Jos√© Cardoso, esquina com a Avenida Ecol√≥gica, pr√≥ximo √† Casa de Portugal, no Bairro Canto do Forte.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Praia Grande