PUBLICIDADE

√Āsia

O dia em Tóquio: emoção por medalha garantida no boxe e tristeza pelo adeus do futebol feminino

Da Agência Brasil e da Redação

No oitavo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a alegria do boxe, com medalha já garantida, e a tristeza das meninas do futebol feminino, após eliminação nas quartas de final. Confira:

Boxe

O boxe brasileiro assegurou nesta sexta-feira (30) uma medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio(Japão) com Abner Teixeira, que avançou às semifinais da categoria até 91 quilos. O paulista, de 24 anos derrotou o jordaniano Hussein Eishaishna por decisão por 4 a 1 em decisão dos árbitros, em duelo das quartas na Arena Kokugikan, na capital japonesa. O bronze antecipado ocorre no boxe pois não há disputa de terceiro lugar na modalidade.

O próximo adversário de Abner será o cubano Julio César La Cruz, na próxima terça (3 de agosto), às 6h50 (horário de Brasília). La Cruz foi campeão na Rio 2016 na categoria meio-pesado (até 81 kg).

O jordaniano come√ßou com bastante agressividade no primeiro round, restando ao brasileiro se defender. Apesar disso, Abner conseguiu aplicar golpes precisos, o que contou pontos para ele. No round seguinte, o asi√°tico tentou manter o ritmo, entretanto desacelerou ao longo da disputa. J√° o paulista aproveitou e cresceu no duelo, pontuando com ataques consistentes. No terceiro e √ļltimo round, foi a vez do brasileiro partir para cima e encurralar o jordaniano, que foi obrigado a ficar na defensiva. A decis√£o do confronto ficou nas m√£os de cinco √°rbitros, sendo que quatro apontaram o brasileiro como vencedor e um decidiu Hussein como o vitorioso.

Tamb√©m na madrugada desta sexta (30), a campe√£ mundial Bia Ferreira estreou com vit√≥ria nos Jogos de T√≥quio e avan√ßou √†s quartas de final. A baiana atropelou na estreia a pugilista Shih-Yi Wu, de Taiwan, com vit√≥ria un√Ęnime dos ju√≠zes (5 a 0), garantindo a classifica√ß√£o para as quartas de final na categoria at√© 60 quilos. Estreante em Olimp√≠adas, Bia ter√° como advers√°ria nas quartas a uzbeque Raykhona Kodirova, na ter√ßa (3 de agosto) √†s 5h (hor√°rio de Bras√≠lia), na Kokugikan Arena, na capital japonesa.

Futebol feminino

A seleção brasileira de futebol feminino deu adeus à Olimpíada de Tóquio (Japão) na manhã desta sexta-feira (30). As brasileiras foram eliminadas pelo Canadá por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis, após o tempo regulamentar terminar empatado por 0 a 0. A partida válida pelas quartas de final foi disputada no estádio de Miyagi, na cidade de Rifu.

Marcaram para o Brasil, Marta, Debinha e √Črika. J√° pelo Canad√°, Fleming, Lawrence, Leon e Gilles converteram. A dupla Andressa Alves e Rafaelle desperdi√ßou suas cobran√ßas, assim como a canadense Sinclair n√£o conseguiu balan√ßar a rede.

Jud√ī

Os dois judocas que representavam o Brasil na categoria pesado na Olimpíada de Tóquio (Japão) perderam nas quartas de final.

No início da madrugada desta sexta-feira (30), no Budokan, Maria Suelen Altheman foi superada pela francesa Romane Dicko por ippon. No momento em que sofreu o golpe, a judoca verde e amarela acabou machucando o joelho esquerdo e precisou sair do tatame sendo levada na maca sentindo muitas dores. Na competição masculina, Rafael Silva sofreu três shidos e acabou caindo para o georgiano Guram Tushishvili.

Na briga pela medalha de bronze, o cronograma previa a participa√ß√£o da brasileira Maria Suelen logo na primeira luta da repescagem contra a chinesa Shiyan Xu, a partir das 5h (hor√°rio de Bras√≠lia) desta sexta-feira. Por√©m, ap√≥s passar por avalia√ß√£o da equipe m√©dica, foi constatado que a judoca n√£o ter√° condi√ß√Ķes f√≠sicas e ter√° que abandonar a competi√ß√£o. Entre os homens, Rafael Silva enfrentar√° o astro franc√™s Teddy Riner na quinta luta do programa da repescagem.

V√īlei de quadra

O Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20), na madrugada desta sexta-feira (30) na Arena Ariake, em jogo da quarta rodada do Grupo B do torneio de v√īlei masculino da Olimp√≠ada de T√≥quio (Jap√£o).

Na partida, o principal pontuador verde e amarelo foi o ponteiro Lucarelli, com 19 acertos. Leal veio logo atr√°s, com 18 pontos.

Com o resultado, o time nacional chegou aos oito pontos após quatro jogos, com três vitórias e uma derrota. Atualmente, o Brasil ocupa a vice-liderança da chave, atrás apenas do Comitê Olímpico Russo.

A sele√ß√£o brasileira pode se garantir nas quartas de final antes mesmo da √ļltima rodada da fase de grupos, quando enfrenta a Fran√ßa no s√°bado (31). Para isso, depende de uma derrota de Argentina ou Fran√ßa ainda nesta quarta rodada.

Foto: Gaspar Nóbrega/Divulgação COB