PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Prefeito de Guaruj√° V√°lter Suman divulga nota sobre pris√£o

Da Redação

O prefeito de Guaruj√°, V√°lter Suman, divulgou uma nota¬† na tarde deste domingo. Ele deixou a Penitenci√°ria I de S√£o Vicente neste s√°bado (18) ap√≥s tr√™s dias. O secret√°rio de Educa√ß√£o do munic√≠pio, Marcelo Nicolau, tamb√©m saiu da pris√£o. Os dois foram presos no √Ęmbito da Opera√ß√£o N√°car-19, deflagrada na √ļltima quarta-feira, que invesriga irregularidade nos contratos de sa√ļde.

Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Guarujá, São Bernardo do Campo, São Paulo e Nova Iguaçu/RJ. Participaram da deflagração 125 policiais federais e 6 auditores da CGU.

Dentre as medidas determinadas pela Justi√ßa Federal, est√£o o bloqueio de R$ 7.058.766,17 de bens e valores de envolvidos. Durante as buscas, foram apreendidos quase R$ 2 milh√Ķes em quatro endere√ßos relacionados aos investigados.

Confira a íntegra da nota:

“Agradeço primeiramente a Deus, e também aos meus advogados, que, neste momento, foram cruciais para restabelecer os fatos e me permitir seguir na minha missão, no cargo para o qual fui democraticamente eleito, à frente do Executivo de Guarujá.

Agora, sigo mais forte e determinado, como nunca antes, para provar minha inocência e fazer ainda mais por Guarujá e Vicente de Carvalho, seguindo a toada de completa transformação da Cidade, após anos de abandono. Esse verdadeiro terremoto sem precedentes, criado para tentar colocar em xeque a minha idoneidade, construída ao longo de décadas de trabalho árduo e sempre reconhecido por todos, irá se dissipar e virá à tona a certeza da minha inocência, que já está sendo provada, com a ajuda da competente equipe de advogados que me assiste.

Os √ļltimos acontecimentos n√£o v√£o interromper, de maneira nenhuma, o progresso de Guaruj√° em todas as √°reas, que salta aos olhos gra√ßas ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura nos √ļltimos anos. Problemas hist√≥ricos e grandes chagas sociais que sempre foram ignorados passaram a ser encarados de frente, com propostas exequ√≠veis e, principalmente, a√ß√£o, suor, fruto de muito trabalho.

Assim é com a maior produção habitacional em quase 20 anos, tirando quase mil famílias de áreas insalubres e que ofereciam risco de vida. E também com a regularização fundiária de quase três mil moradias.

Pela primeira vez, Guaruj√° passou a cumprir o preconizado pela Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde em rela√ß√£o √† oferta de leitos de UTI por habitante e tamb√©m vence desafios que comprometem seu planejamento e que pareciam incontrol√°veis, como a gravidez na adolesc√™ncia, reduzida na casa dos 40%.

Pelos quatro cantos da Cidade, os cidad√£os de Guaruj√° encontram obras, produto de muito planejamento e investimento pesado em infraestrutura urbana, que j√° resultaram na pavimenta√ß√£o de mais de 100 quil√īmetros de vias, e em interven√ß√Ķes para o combate √†s enchentes, problema antigo e sempre negligenciado pelos antigos gestores municipais.

Na ilumina√ß√£o p√ļblica, antes completamente abandonada, a cidade renasceu, com a instala√ß√£o de mais de 18 mil pontos de ilumina√ß√£o em LED. Todo esse progresso √© reconhecido por moradores e turistas e ajudou a Cidade a florescer n√£o s√≥ na mente, mas no cora√ß√£o das pessoas. E para garantir que todas essas vit√≥rias sejam n√£o s√≥ concretizadas, mas avancem cada vez mais, mantenho a minha caminhada de cabe√ßa erguida e crente na Justi√ßa de Deus e dos homens.

A Prefeitura permanece no mesmo ritmo de trabalho e com um corpo técnico composto por servidores municipais e gestores altamente preparados e motivados para garantir e ampliar, cada vez mais, esse amplo conjunto de conquistas que elevaram Guarujá a um patamar como há muito não se via e que não será abalado por esse verdadeiro terremoto que atingiu a Cidade. Confio, também, na força e na independência do Legislativo Municipal, que sabe a dimensão desse legado e tem grande participação e responsabilidade nos avanços conquistados até aqui.

N√£o desejo a ningu√©m o incomensur√°vel sofrimento pelo qual tenho passado nos √ļltimos dias, mas tamb√©m tenho consci√™ncia de que ser o agente pol√≠tico que fez hist√≥ria ao conquistar o maior n√ļmero de votos numa √ļnica elei√ß√£o em Guaruj√°, uma cidade com amplo hist√≥rico de grandes efervesc√™ncias no campo pol√≠tico, que j√° terminaram inclusive em assassinatos, me tornaria alvo de a√ß√Ķes covardes como a que est√£o tentando imputar a mim.

Se Deus me colocou à frente da Cidade mesmo diante desse cenário, é porque confia que eu tenha competência e fibra para seguir trabalhando e transformando a vida das pessoas. E eu seguirei firme e mais preparado do que nunca para seguir nesse propósito.

V√°lter Suman
Prefeito de Guaruj√°‚ÄĚ