Da Redação
A Ponte Pênsil, primeira suspensa a cabos do Brasil, completa 107 anos nesta sexta-feira (21). O charme é tanto, que ela virou cartão postal da Cidade, parada obrigatória para turistas registrarem belas fotos e apreciarem a arquitetura sobre o mar. A estrutura é considerada arrojada para os padrões técnicos da época.
“Trata-se de uma obra prima da engenharia nacional, a primeira com vão livre do paÃsâ€, confirma o historiador Dalmo Duque dos Santos. Mestre em Comunicação e Cultura Midiática, Dalmo apresenta detalhes da história da ponte no site peabirucalunga.blogspot.com, onde mantém relatos e fotos históricas da estrutura.
A ponte, que liga a ilha ao continente, foi inaugurada em 21 de maio de 1914. Porém, um artigo do historiador Jaime Caldas (falecido em 2008) dá conta de que três dias antes da abertura oficial, dois carros receberam autorização especial para atravessar a ponte, um deles com engenheiros alemães e o outro com comerciantes estrangeiros, que se dirigiam para Itanhaém.
A estrutura começou a ser erguida em 1911. O planejamento, no entanto, teve inÃcio um ano antes, em 1910, pelos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave. “Apesar da origem técnica, de conduzir a rede de esgoto de Santos para Praia Grande, ao longo dos anos transformou-se na única forma de acesso ao continente, até a construção da Ponte do Mar Pequeno, na década de 1980â€, detalha o historiador acerca do objetivo inicial da estrutura, que não tinha o intuito de servir como passagem de veÃculos ou pedestres, mas sim promover o escoamento das águas e evitar a propagação de doenças que assolavam a população naqueles tempos.
Com o planejamento para melhorar as condições sanitárias da região, surgia a necessidade de conduzir os dejetos até o Morro do Itaipu, por sobre o Mar Pequeno. Dessa forma, o sanitarista Saturnino de Brito idealizou a construção de uma ponte. A estrutura foi construÃda para transportar dois tubos metálicos de 40 cm do emissário de esgotos de Santos.
“Hoje é nosso principal sÃmbolo turÃstico, onde as pessoas param para registrar fotos. É a cara da Cidade, e exclusivamente vicentina. Além disso, dá acesso ao Porto das Naus, que é outro Patrimônio Histórico Nacional situado em São Vicenteâ€, cita o professor Dalmo.
Curiosidades
O que muita gente não sabe, é que a Ponte Pênsil teve suas peças trazidas de Dortmund, na Alemanha, e chegaram em vários navios. Uma época em que o concreto sequer estava disponÃvel. Muitas dessas peças são conservadas até hoje e estrutura foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e ArtÃstico Nacional (Condephaat), em 1982.
Em 1936, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou um teste de carga estática para avaliar se a ponte poderia ser usada para transportar veÃculos. Testes de corrosão dos cabos de aço e posterior reforço ocorreram na década de 1940. Atualmente, a carga máxima suportada pela estrutura é de 60 toneladas.
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente