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Regi√£o / Cotidiano

São Vicente: Ponte Pênsil completa 107 anos nesta sexta-feira

Da Redação

A Ponte P√™nsil, primeira suspensa a cabos do Brasil, completa 107 anos nesta sexta-feira (21). O charme √© tanto, que ela virou cart√£o postal da Cidade, parada obrigat√≥ria para turistas registrarem belas fotos e apreciarem a arquitetura sobre o mar. A estrutura √© considerada arrojada para os padr√Ķes t√©cnicos da √©poca.

‚ÄúTrata-se de uma obra prima da engenharia nacional, a primeira com v√£o livre do pa√≠s‚ÄĚ, confirma o historiador Dalmo Duque dos Santos. Mestre em Comunica√ß√£o e Cultura Midi√°tica, Dalmo apresenta detalhes da hist√≥ria da ponte no site peabirucalunga.blogspot.com, onde mant√©m relatos e fotos hist√≥ricas da estrutura.

A ponte, que liga a ilha ao continente, foi inaugurada em 21 de maio de 1914. Porém, um artigo do historiador Jaime Caldas (falecido em 2008) dá conta de que três dias antes da abertura oficial, dois carros receberam autorização especial para atravessar a ponte, um deles com engenheiros alemães e o outro com comerciantes estrangeiros, que se dirigiam para Itanhaém.

A estrutura come√ßou a ser erguida em 1911. O planejamento, no entanto, teve in√≠cio um ano antes, em 1910, pelos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave. ‚ÄúApesar da origem t√©cnica, de conduzir a rede de esgoto de Santos para Praia Grande, ao longo dos anos transformou-se na √ļnica forma de acesso ao continente, at√© a constru√ß√£o da Ponte do Mar Pequeno, na d√©cada de 1980‚ÄĚ, detalha o historiador acerca do objetivo inicial da estrutura, que n√£o tinha o intuito de servir como passagem de ve√≠culos ou pedestres, mas sim promover o escoamento das √°guas e evitar a propaga√ß√£o de doen√ßas que assolavam a popula√ß√£o naqueles tempos.

Com o planejamento para melhorar as condi√ß√Ķes sanit√°rias da regi√£o, surgia a necessidade de conduzir os dejetos at√© o Morro do Itaipu, por sobre o Mar Pequeno. Dessa forma, o sanitarista Saturnino de Brito idealizou a constru√ß√£o de uma ponte. A estrutura foi constru√≠da para transportar dois tubos met√°licos de 40 cm do emiss√°rio de esgotos de Santos.

‚ÄúHoje √© nosso principal s√≠mbolo tur√≠stico, onde as pessoas param para registrar fotos. √Č a cara da Cidade, e exclusivamente vicentina. Al√©m disso, d√° acesso ao Porto das Naus, que √© outro Patrim√īnio Hist√≥rico Nacional situado em S√£o Vicente‚ÄĚ, cita o professor Dalmo.

Curiosidades

O que muita gente n√£o sabe, √© que a Ponte P√™nsil teve suas pe√ßas trazidas de Dortmund, na Alemanha, e chegaram em v√°rios navios. Uma √©poca em que o concreto sequer estava dispon√≠vel. Muitas dessas pe√ßas s√£o conservadas at√© hoje e estrutura foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrim√īnio Hist√≥rico, Arquitet√īnico e Art√≠stico Nacional (Condephaat), em 1982.

Em 1936, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou um teste de carga estática para avaliar se a ponte poderia ser usada para transportar veículos. Testes de corrosão dos cabos de aço e posterior reforço ocorreram na década de 1940. Atualmente, a carga máxima suportada pela estrutura é de 60 toneladas.

Crédito da foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente