São Vicente vai sediar o primeiro de 12 eventos que serão realizados em diversas cidades do Estado até o fim do ano. O concurso de bandas e fanfarras deste domingo (26) promete animar a Cidade e encher a arquibancada que será montada na Avenida Antonio Rodrigues, no Gonzaguinha. A organização estima um público de três mil pessoas, além dos 1.500 integrantes das 30 corporações que disputarão o concurso. A abertura será às 9h, na Praça Heróis de 32, com as apresentações das bandas da Reserva Militar da Baixada Santista e de Percussão do Projeto semi-profissionalizante Especial 1 (Jovens Especiais).
O concurso será dividido em duas categorias etárias, juvenil, até 19 anos, e sênior, em que participam pessoas de todas as idades, e em três categorias técnicas: bandas musicais, bandas de percussão fanfarras e as bandas marciais. Cada corporação terá o tempo máximo de 20 minutos, que envolvem desfile na Avenida Antonio Rodrigues e apresentação das músicas na Praça Heróis de 32. A bancada de avaliação será composta por 16 profissionais do Estado e da Baixada Santista.  Entre os critérios de julgamento estão musicalidade, sincronia, desempenho e figurino. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão um troféu.
Ao todo, foram inscritas bandas e fanfarras de 12 cidades do Estado. São Vicente será representada pela Corporação Musical (Comus) de São Vicente, da Escola Estadual (EE) Prof. Leopoldo José Sant’ Anna e Corporação Musical e Coreográfica de Santos (Comucos).
O evento é realizado pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP), Conservatório de Tatuà e da Organização Social Cultura e Arte ABAÇAÃ, junto a entidades parceiras, e conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
“Temos a preocupação de resgatar o olhar para as bandas e fanfarras, principalmente porque a maioria é composta por jovens. Por isso, até o dia 02 de dezembro, realizaremos o evento em várias cidades do estadoâ€, afirma André Luis Barbezani, um dos organizadores do concurso.