PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Vai sair do Papel! T√ļnel Santos/Guaruj√° tem obras marcadas para come√ßar no fim de 2024, segundo Autoridade Portu√°ria

O edital deve ser lançado no segundo semestre de 2024. Além disso, outras obras também foram anunciadas. 

 

 

Foto: Divulgação / Autoridade Portuária de Santos (PAS)

Da redação

O presidente da Autoridade Portu√°ria de Santos (APS), Anderson Pomini, promoveu nesta sexta-feira (17), uma coletiva de imprensa na sede da estatal, para anunciar o edital das obras do T√ļnel Santos/Guaruj√°, que deve ser lan√ßado no segundo semestre de 2024. As obras devem come√ßar no fim do mesmo ano.

Na coletiva, Pomini fez um balan√ßo dos √ļltimos seis meses de gest√£o no Porto de Santos.¬†Al√©m disso, tamb√©m foram anunciadas outras obras, como: a dragagem do canal para -16 metros; dragagem dos ber√ßos de atraca√ß√£o entre os armaz√©ns 12A e 23; reforma do cais da Ilha Barnab√©; melhorias na Perimetral da Margem Direita-Alemoa; instala√ß√£o do sistema de monitoramento por imagens (VTMIS) e a implanta√ß√£o da fase 2 da Perimetral da Margem Esquerda. O investimento total √© de R$ 7 bilh√Ķes.

A delegação de competências anunciada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi considerada pelo presidente como um facilitador para a realização destas obras vitais para o funcionamento e a expansão do Porto de Santos.

Pomini também deu detalhes e prazos das obras e falou sobre os trabalhos de zeladoria já em andamento; o início da solução para o problema enfrentado pelos caminhoneiros, com a criação de novos estacionamentos; a designação de áreas para a expansão portuária, com a revisão da Poligonal; o Parque Valongo; a revitalização da ciclovia da Avenida Mário Covas; o concurso da nova logomarca da APS.