Produzido por Felipe dos SantosÂ
Quem não gosta de pagar mais barato? No próximo dia 30 de maio, os consumidores da Região terão a excelente oportunidade de ir às comprar e pagar preços mais baixos, além de ter a chance de entender sobre a porcentagem de impostos inserida no preço dos produtos e serviços utilizados diariamente.
Isso porque em Santos acontecerá o primeiro Dia Livre de Impostos, que é uma ação realizada em várias cidades do Brasil para conscientizar a população sobre como a alta carga tributária afeta o crescimento econômico. No Shopping Parque Balneário, nesta quinta-feira (23), pela manhã, aconteceu uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto.
De acordo com MaurÃcio Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL), em média, o brasileiro trabalha, praticamente, cinco meses só para pagar impostos para o Governo. “O pior do que isso é como se faz o retorno que a população tem de forma geral dessas arrecadações”, afirmou.
O Dia Livre de Impostos foi idealizado por membros da CDL Jovem. O motivo dessa manifestação foi a atitude do proprietário de um posto de gasolina em BrasÃlia, que promoveu em seu estabelecimento a mesma ação para alertar os consumidores sobre os altos impostos inclusos nos serviços e arcou com os tributos daquele dia. Desde então, há 13 anos a iniciativa cresce e ganha força no comércio varejista.
“O nosso objetivo é mostrar quanto custa os impostos diretos que o consumidor paga. Que é exatamente a carga tributária, além de uma série de outros custos que estão embutidos nos preços”, alertou o presidente da FCDL.
Para MaurÃcio Stainoff todas essas obrigações pesam demais no mercado. “As taxas que as empresas têm para provar para o Governo o que elas estão recolhendo está correto, é tão ruim e muitas vezes pior e mais caro do que o próprio recebimento desse tributo. Isso tudo está no preço pago pelo consumidor”, apontou.
Na opinião dele, esse mecanismo precisa ser melhorado, justamente, por onerar o consumo e fazer com que a sociedade pague mais caro nos produtos. “Queremos contribuir com o avanço do paÃs, a ideia é conscientizar a população. Vamos mostrar na prática como tudo poderia ser feito de uma forma bem diferente”, disse.
Expectativa do comércio – Beto Santos, dono de um dos estabelecimentos que vão oferecer preços reduzidos, comentou que a iniciativa será um marco para a cidade de Santos, pois, todos serão beneficiados. “Na minha concepção, tanto o consumidor quanto o comerciante saem ganhando com esta ação. Se prestarmos atenção, o que pagamos de impostos é um absurdo. Ou seja, vai reduzir bastante. Aqui mesmo, o nosso lanche carro chefe ‘Dinoburgue’ sairá bem mais em conta”, afirmou.
A expectativa do comerciante é que aumente a demanda de público no próximo dia 30 de maio. “Acredito que vai lotar o shopping. É bacana porque os nossos clientes poderão aproveitar e aqueles que não conhecem poderão experimentar nossos pratos, que estarão com preços ainda mais reduzidos”.
Durante a ação – que acontecerá no horário normal de funcionamento, os consumidores também pagarão 16% a menos pelo estacionamento. As lojas que tiverem participando do evento estarão identificadas com selos. O público poderá encontrar nos corredores do Shopping Balneário o mascote Impostosauro.
Em um ranking dos 30 paÃses que mais arrecadam impostos no mundo, o Brasil aparece em 14º lugar, mas está na última posição entre os paÃses que melhor retornam o dinheiro para a população.
O coordenador estadual da CDL Jovem, Jean Carlos, explicou que os altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando o chamado ‘efeito bola de neve’. “Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta na diminuição dos números do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante, num ciclo”.
Fotos: Isabela Graça/MAIS SANTOS