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Região / Economia

Prefeitura de São Vicente adota processo eletrônico para reduzir custos com papel

Da Redação

A Prefeitura de São Vicente dá início nessa segunda-feira (15) a uma transformação administrativa, que irá reduzir custos, otimizar tempo e agilizar trâmites no setor público, eliminando processos em papel. Os primeiros documentos a rodarem de forma totalmente eletrônica serão os de aposentadoria, começando pelas secretarias de Gestão (Seges), Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc) e pelo Gabinete do Prefeito.

“Estamos seguindo um planejamento estratégico de implantação do processo eletrônico com essas pastas por terem o maior volume de processos de toda Administração Municipalâ€, afirma a coordenadora de implantação do processo eletrônico, Patrícia Cruz, completando que o objetivo é eliminar o papel definitivamente. “A estimativa é que antes do fim de 2024 já teremos todos os documentos públicos em meio eletrônicoâ€, projeta a coordenadora. Consequentemente, há ampliação da transparência, agilidade e melhor controle, fluidez e interação entre os órgãos do Município.

Em julho, 305 funcionários de 20 diferentes secretarias participaram de um curso on-line sobre “O uso do processo eletrônico na Prefeitura de São Vicenteâ€. O treinamento fez parte da Plataforma “SP Sem Papelâ€, já utilizado pelo Governo do Estado, e que agora, de forma pioneira, expande o sistema para cinco cidades, entre as quais São Vicente.

Além da redução de custos de papel, a adoção digital traz mais segurança e agilidade administrativa, reduzindo cerca de 65% do tempo normal de um processo. “Em uma tramitação de aposentadoria, que hoje leva cerca de 90 dias para ser concluída, esse tempo é reduzido para, no máximo, 30 diasâ€, exemplificou Patrícia Cruz.

Marcando este momento, o prefeito Kayo Amado enviará um ofício para o Governo do Estado. “Assim como hoje nos interessamos em ver os documentos antigos para saber mais da história de um local, este ofício é o primeiro documento eletrônico da Prefeitura de São Vicente e tem seu valor histórico na transformação que representa para nós a chegada do processo eletrônico”, afirma o secretário de Gestão, Yuri Câmara Batista.

“Vamos modernizar o funcionamento de todos os órgãos da Prefeitura e facilitar a vida do munícipe, que hoje enfrenta muita burocracia quando quer abrir algum processoâ€, salinetou o prefeito Kayo Amado.

Entenda o processo eletrônico

O projeto foi firmado por meio de termo de cooperação com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Com isso, será instituída a plataforma “SP Sem Papelâ€, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.

O trabalho é conduzido pela Secretaria de Gestão (Seges), que criou um grupo de trabalho intersecretarial. O objetivo é capacitar os servidores no uso da plataforma do Governo do Estado de São Paulo – etapa iniciada em abril.

A mudança do físico para o eletrônico melhora a qualidade da gestão pública, promove celeridade nos processos, reduz custos e amplia a transparência nas ações da Prefeitura.

Foto: Divulgação PMSV