PUBLICIDADE

Região / Educação

Praia Grande inicia nova etapa do plano de retomada das aulas presenciais

Da Redação

a Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande reiniciou  nova fase no Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais. Pelos próximos 15 dias, a capacidade de alunos por turma passa de 35% para até
50% do total dentro da sala de aula. Desta forma, os estudantes participam de atividades na unidade de ensino duas vezes na semana. Nesta etapa, pai e responsáveis podem optar por mandar as crianças para a escola ou não.

A retomada das aulas presenciais ocorre de forma gradativa em Praia Grande. Com isso, a cada avan√ßo no n√ļmero de pessoas circulando pelas unidades, a pasta municipal visa a acompanhar a adapta√ß√£o de alunos, professores e funcion√°rios a rotina escolar. Al√©m disso, a Seduc monitora a situa√ß√£o epidemiol√≥gica nos pr√©dios educacionais e no sistema de sa√ļde do Munic√≠pio para definir como ser√° a pr√≥xima fase do Plano de Retomada.

Ao todo, mais de 53 mil alunos têm a possibilidade de retomar as aulas nos 77 prédios municipais. O retorno ocorre de forma escalonada, as turmas foram divididas em 3 grupos. Cada grupo comparece à unidade uma vez por semana. Com isso, a Secretaria de Educação deu início ao sistema de ensino híbrido que mescla atividades presenciais com remotas para fazerem nos demais dias que não forem para a escola.

As escolas seguem todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contam com tapete higiênico, álcool gel, realizam aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1 metro entre estudantes em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares receberam máscaras face shield à disposição. Os recreios não têm mais o sistema self-service, os alimentos são colocados diretamente nos pratos e servidos aos alunos.

Nesta fase, participam desta retomada, as turmas cujo os docentes e educadores de apoio j√° completaram com todo o processo de imuniza√ß√£o. Ou seja, tomaram a dose √ļnica ou segunda dose da vacina e que cumpriram com os 14 dias (para servidores sem comorbidades) ap√≥s receber a aplica√ß√£o do ant√≠doto. Funcion√°rios pertencentes aos grupos de risco retornam 28 dias posterior a tomar a vacina.

Os professores que não retornaram às aulas presenciais nas escolas mantêm com atendimento aos alunos ainda de forma remota. Sendo assim, os estudantes também continuam a acompanhar as atividades de casa, como ocorre atualmente. Uma vez que os docentes receberem a segunda dose e cumprirem o prazo de 14 ou 28 dias desta data para fechar o ciclo de imunização voltam à rotina escolar como os demais.

Processos 

Para dar continuidade ao aprendizado dos alunos, com a retomada das atividades dentro das escolas, a Secretaria de Educação passa a adotar o sistema híbrido de ensino. Nesta fase, os estudantes assistem às aulas presenciais uma vez por semana e nos demais dias continuam a acompanhar os exercícios propostos pelos professores de forma remota como já ocorre atualmente. Pais e responsáveis que ainda não se sentirem seguros podem optar para manter os alunos acompanhando às atividades remotas e/ou impressas.

Al√©m da quantidade de alunos por turmas, a Seduc promove tamb√©m adapta√ß√Ķes nos hor√°rios de atendimento. Para dar um intervalo entre um per√≠odo e outro, para que as salas possam ser higienizadas, as aulas passam de 4 para 3 horas por dia. Tamb√©m pela necessidade de limpeza e organiza√ß√£o, as creches atender√£o apenas em per√≠odo semi-integral, com carga reduzida para 5 horas di√°rias, ficando suspenso o integral.

Foto: Felipe França/PMPG