PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Em homenagem às vítimas da Covid-19, Prefeitura de São Vicente planta 47 mudas de árvores

Da Redação

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) realizou, neste s√°bado (19), o plantio de 47 mudas de √°rvores em S√£o Vicente. A a√ß√£o faz parte do Projeto Mem√≥ria Viva, que tem o objetivo de lembrar as v√≠timas da Covid-19, mostrando a import√Ęncia de valorizar a vida e preservar o meio ambiente.

Na √Ārea Insular, as mudas foram plantadas na Pra√ßa 22 de janeiro e na Pra√ßa Bernardino de Campos, ambas no Centro.

J√° na √Ārea Continental, as Pra√ßas H, no Humait√°, e Irm√£ Dulce, no Jardim Rio Branco, receberam o plantio. As esp√©cies plantadas foram ip√™-amarelo, pau-brasil, jeriv√°, grumixama e quaresmeira.

A secretária da Semam, Márcia Jovito, explica que há um critério técnico desenvolvido pela secretaria para a escolha das árvores, de acordo com o Plano de Arborização Municipal.

‚ÄúA realiza√ß√£o desse projeto traz um ganho significativo para o Munic√≠pio, contribuindo para o paisagismo, absor√ß√£o de g√°s carb√īnico, manuten√ß√£o da temperatura adequada, aumento da permeabilidade do solo, al√©m de garantir a composi√ß√£o da biodiversidade‚ÄĚ, explicou a secret√°ria, que completou: ‚ÄúNossa causa √© cuidar de todos, aquele que √© igual a mim, aquele que √© diferente e aquele que nem √© ser humano‚ÄĚ.

O prefeito Kayo Amado tamb√©m esteve presente e disse que o projeto √© uma forma de homenagear as pessoas que faleceram v√≠timas do coronav√≠rus e tamb√©m lembrar a import√Ęncia do meio ambiente para a popula√ß√£o.

‚ÄúDemos in√≠cio ao projeto no anivers√°rio da Cidade, em 22 de janeiro. √Č uma realiza√ß√£o importante para que possamos guardar esse momento dif√≠cil, tomarmos os devidos cuidados e valorizar o nosso meio ambiente‚ÄĚ, afirmou o prefeito.

Morador do Gonzaguinha, Jo√£o Bonfim Silva, passava pelo local e decidiu contribuir com a causa. Ele conta que h√° 10 anos cuida da Pra√ßa e elogiou as a√ß√Ķes da atual gest√£o, principalmente aquelas que melhoram a vida das pessoas.

‚ÄúEstou com quase 70 anos e me sinto bem, com sa√ļde e honrado em poder cuidar dessa pra√ßa. Ajudando a natureza, ganhamos muito em troca, conforto, sa√ļde e lazer em um espa√ßo t√£o lindo. Uma das minhas maiores alegrias √© poder sentar nessa pra√ßa e respirar o ar puro”, finalizou o mun√≠cipe.

Memória Viva

O plantio tem como objetivo lembrar as v√≠timas da COVID-19 e promover, em S√£o Vicente, o plantio de √°rvores, mostrando a import√Ęncia de se valorizar a vida, preservar o meio ambiente e conscientizar a popula√ß√£o sobre os benef√≠cios das √°rvores para o meio urbano.

A primeira ação desse projeto foi em janeiro, com o plantio de 100 mudas de variadas espécies.

Quem quiser participar, pode se inscrever atrav√©s do link https://forms.gle/QaqXBQduFaDwQc9m8 , preencher os dados pessoais (nome completo, e-mail e n√ļmero de telefone) e permitir o uso de imagem.

Após confirmar a inscrição, a SEMAM entrará em contato com o voluntário, por meio de mensagem de e-mail, confirmando o local e a data onde o munícipe realizará o plantio, de acordo com cronograma a ser estabelecido.

Os certificados de participação serão entregues ao final do projeto para todos aqueles que participarem, mas é preciso apresentar registro fotográfico, realizando a ação e encaminhar para o e-mail memoriavivaSV@gmail.com.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente