PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Guarda Civil Ambiental de São Vicente resgata jabuti-piranga

Da Redação

A equipe da Guarda Civil Ambiental (GCA), realizou o resgate na sexta-feira (29) de um jabuti-piranga, no Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia. Segunda a veterinária que acionou a GCA, o réptil foi levado por um munícipe que foi encontrado em uma via publica na Vila São Jorge.

No local a guarda realizou as primeiras avaliações e constatou que se tratava de um jabuti macho, aparentemente sem lesões. O animal foi encaminhado para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, onde irá passar por exames mais complexos, até a liberação para seu habitat natural.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Jabuti-piranga

Faz parte de uma das duas espécies de jabuti, podendo ser encontrado em várias matas brasileiras. O nome “piranga” é originário do Tupi-Guarani e significa “vermelho”, uma referência a cor de suas patas, que são em tons avermelhados. A comida preferida desses bichinhos são os vegetais, com isso eles atuam como disseminadores de diversas sementes. Em algumas regiões do país o réptil tem uma fama mitológica, pois tem quem acredite que criar um jabuti em casa cura a asma, porém isso é apenas um mito.

Denúncias

O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve acionar a Guarda Civil Ambiental (GCA), por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), pelos números: (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604, para a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone: 153 ou entrar em contato por meio dos e-mails gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.

Fotos: Divulgação/PMSV