PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Homem é detido por desmatar área no bairro Ribeirópolis, em Praia Grande

Da Redação

No final de semana, a Guarda Ambiental de Praia Grande localizou dois barracos erguidos em uma √°rea de ‚Äúcongelamento habitacional‚ÄĚ da Cidade, no Bairro Ribeir√≥polis. O local √© constantemente monitorado para evitar invas√Ķes. Um homem de 44 anos foi detido e levado para a delegacia e vai responder por crime de destrui√ß√£o de vegeta√ß√£o nativa. Os barracos foram demolidos.

Uma das constru√ß√Ķes foi erguida em uma √°rea de prote√ß√£o, no final da Rua Fl√°vio Monteiro de Castro, no Bairro Ribeir√≥polis. No local, havia uma edifica√ß√£o simples, com um sof√° e liga√ß√£o clandestina de eletricidade. Ningu√©m estava no local.

A segunda construção estava em local próximo. Um homem foi encontrado. Ele afirmou que estava morando no local com sua família, porém não havia mais ninguém. O homem ainda alegou ter comprado o terreno por 8 mil reais, mas não deu detalhes do vendedor.

√Āreas congeladas s√£o locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habita√ß√£o (Sehab) e aguardam a inclus√£o em programas habitacionais do Munic√≠pio. Essas √°reas s√£o constantemente monitoradas por c√Ęmeras, imagens de sat√©lites e drones.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, F√°bio Marques, o patrulhamento de rotina existe de forma cont√≠nua e toda nova altera√ß√£o em espa√ßos congelados √© removida. ‚ÄúEsses desmatamentos ocorrem durante a noite, na madrugada e aos finais de semana. Estamos atentos a este tipo de ocorr√™ncia‚ÄĚ. Den√ļncias sobre desmatamento podem ser realizadas por meio do telefone 153.

Comiss√£o

A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comiss√£o Especial de Prote√ß√£o das √Āreas de Preserva√ß√£o. O principal objetivo √© identificar todas as ocupa√ß√Ķes desordenadas em √°reas de preserva√ß√£o e risco, estabelecendo as medidas necess√°rias para a prote√ß√£o desses espa√ßos e tamb√©m das fam√≠lias ocupantes. O √≥rg√£o √© composto por representantes das secretarias de Habita√ß√£o (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Seguran√ßa P√ļblica (Seasp), al√©m da Procuradoria Municipal.

Foto: Divulgação/PMPG/Arquivo