PUBLICIDADE

Regi√£o / Meio Ambiente

Instituto Gremar promove soltura de três tartarugas em praia de Guarujá

Da Redação

O Instituto Gremar realizou nesta ter√ßa-feira (25), a soltura de tr√™s tartarugas da esp√©cie verde (Chelonia mydas) na Praia do Guai√ļba, em Guaruj√°, no litoral de S√£o Paulo. A a√ß√£o √© mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A tartaruga que passou mais tempo no Centro de Reabilita√ß√£o e Despetroliza√ß√£o de Animais Marinhos foi resgatada no dia 16 de janeiro, na Praia do Itaquitanduva, em S√£o Vicente. Ela possu√≠a uma anilha de identifica√ß√£o, que permitiu √† equipe constatar que j√° havia a atendido no ano passado, entre os meses de abril e dezembro ‚Äď e pelo mesmo motivo: altera√ß√£o na flutuabilidade por conta de intera√ß√£o com res√≠duo s√≥lido.

Após a tartaruga defecar lixo e um exame radiográfico constatar a presença do lixo, o que ocasionava a dificuldade na alimentação, foi necessário introduzir uma sonda esofágica para realizar a desobstrução. A tartaruga então ganhou peso e restabeleceu-se por completo, superando também uma anemia.

O segundo animal foi resgatado em Bertioga no dia 9 de junho, preso a um fio de pesca. O principal foco de sua reabilita√ß√£o foi o tratamento de uma les√£o na nadadeira anterior direita, que provocou problemas na circula√ß√£o, sob risco de amputa√ß√£o. O anzol tamb√©m atingiu a outra nadadeira e o pesco√ßo, provocando les√Ķes menores. O tratamento envolveu massagens e fisioterapia para diminui√ß√£o do edema. Recuperada, ela atingiu o peso ideal e teve a amputa√ß√£o descartada.

Por fim, a terceira tartaruga apresentava sinais de afogamento e foi resgatada por bombeiros na Praia de Pernambuco, em Guaruj√°, no dia 7 de julho.Encaminhada ao Gremar, apresentou um quadro est√°vel, mas com altera√ß√Ķes nos exames cl√≠nicos que indicavam infec√ß√£o. Ap√≥s tratamento com antibi√≥ticos e boa evolu√ß√£o do quadro geral, ela foi transferida para um tanque com maior volume de √°gua, onde apresentou comportamento natural ganhando peso e foi considerada apta √† soltura.

 - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS